Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora as formas nominais do verbo. Infinitivo, gerúndio e particípio! Vamos analisá-los no texto Descubra o que é o Dia da Não Violência? Então, responda às variadas questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Formas nominais do verbo – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Formas nominais do verbo – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de portugues – Formas nominais do verbo – 9º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio
Leia:
Descubra o que é o Dia da Não Violência
Dois de outubro marca o Dia da Não Violência. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data, em 2007, para incentivar as pessoas a resolver suas questões de forma pacífica e sempre respeitando o próximo.
O dia 2 de outubro foi escolhido por ser o aniversário do líder indiano Mahatma Gandhi, que viveu entre 1869 e 1948 e foi um dos principais ativistas da não violência. Na luta pela independência da Índia (que ficou sob o domínio do Reino Unido de 1858 a agosto de 1947), ele mobilizou muitas pessoas para protestar pacificamente, ou seja, sem violência. Uma das ações do ativista, por exemplo, foi ter viajado da Índia até Londres, na Inglaterra, para pedir a independência de seu país aos britânicos.
Além disso, quando a Índia se tornou independente, ela foi separada em dois territórios: o Paquistão (para onde foram os muçulmanos, que seguem a religião islâmica) e a Índia (destino dos seguidores do hinduísmo, que atualmente é a religião da maior parte da população indiana).
Para _____________ os dois povos – que estavam em conflito porque os muçulmanos da Índia tiveram que fugir para o Paquistão e os hindus que estavam no país islâmico precisavam ir para a Índia – Gandhi fazia jejuns (quando uma pessoa fica determinado período de tempo sem comer) para chamar a atenção do mundo para o problema. Isso acabava unindo os dois povos, que decidiam deixar suas diferenças de lado para que Gandhi não sofresse.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – No segmento abaixo, há um verbo na forma de infinitivo. Sublinhe-o:
“Dois de outubro marca o Dia da Não Violência. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data, em 2007, para incentivar as pessoas […]”
Questão 2 – O verbo sublinhado na questão anterior indica:
( ) uma ação.
( ) um estado.
( ) uma característica.
Questão 3 – Em “[…] sempre respeitando o próximo.”, o termo destacado modifica o sentido do verbo no gerúndio, exprimindo:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Em “O dia 2 de outubro foi escolhido por ser o aniversário do líder indiano Mahatma Gandhi […]”, o particípio foi empregado na construção:
( ) da voz ativa.
( ) da voz passiva.
( ) da voz reflexiva.
Questão 5 – Identifique o verbo que preenche a lacuna a seguir:
“Para _____________ os dois povos – […] – Gandhi fazia jejuns […]”
( ) “conciliar”.
( ) “conciliarem”.
( ) “conciliar” ou “conciliarem”.
Questão 6 – Na oração “[…] ela foi separada em dois territórios […]”, o sujeito da locução formada com um particípio refere-se:
( ) à Índia.
( ) à religião islâmica.
( ) à maior parte da população indiana.
Questão 7 – No trecho “Isso acabava unindo os dois povos […]”, o verbo no gerúndio exigiu complemento sem preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 8 – Na parte “[…] os dois povos, que decidiam deixar suas diferenças de lado para que Gandhi não sofresse.”, o verbo no infinitivo:
( ) não tem sujeito.
( ) forma uma locução verbal.
( ) tem o mesmo sujeito que o verbo “decidiam”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.