Atividade de português: Filme O menino do pijama listrado – 7º ou 8º ano

     Atividade de português, proposta a alunos do sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental, com exercícios de interpretação do filme “O menino de pijama listrado”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Filme : O menino de pijama listrado

    Após assistir ao filme responda:  

    1.O filme retrata a história de Bruno (Asa Butterfield) e Shmuel (Jack Scanlon). Na história os dois meninos possuem vidas com realidades totalmente diferentes, o que não impede de nascer entre eles uma verdadeira amizade.

    Como os meninos se conheceram? Comente.

    2.Qual momento da histórico da humanidade é retratado no filme?                

 

    3.Por onde Bruno consegue enxergar o campo de concentração, motivo esse que o deixa curioso?

 

    4.Após fazer amizade com Shmuel, Bruno passa a levar alimentos para o garoto. Qual foi o primeiro alimento que Bruno levou para seu amigo?

    a.(   )chocolate.

    b.(   )doce de coco.

    c.(   ) uma fruta.

 

  1. Bruno e sua família mudam-se para uma área isolada, próximo ao campo de concentração. Porém eles não sabem o que é queimado todos os dias nessa área. Quem é a primeira pessoa que descobre o que é queimado nas chaminés?

    a.(   ) a irmã de Bruno

    b.(   ) Bruno

    c.(   ) a mãe de Bruno

 

    6.Na sua opinião, qual cena do filme foi a mais emocionante? Comente.

 

 

Gramática

    7.Classifique os sujeitos das frases a seguir:

   a.Shmuel e Bruno são amigos.

    b.”…Pensei que não fôssemos mais amigos …”

    c.Shmuel é um menino judeu.

    d.Falaram para a irmã de Bruno que os judeus eram pessoas ruins.

    e.Havia muita maldade no coração dos nazistas.

 

     8.Escreva três verbos das orações acima:

  1. __________________________________
  2. __________________________________
  3. __________________________________

 

    9.Atribua qualidades as personagens abaixo:

 

 

    10.Na frase:” Pensei que não fôssemos mais amigo” temos:

   a.(    )Um período composto

   b.(   ) Um período simples

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: