Atividade de português: Estudo dos sinais de pontuação – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sinais de pontuação. Ponto de exclamação, ponto de interrogação, ponto final, aspas, parênteses, vírgula… Que tal estudá-los por meio do curioso texto Cachorros gigantes? Desse modo, você vai aprimorar os seus conhecimentos sobre pontuação! Vamos responder às variadas questões propostas?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Cachorros gigantes

    Quem não se lembra do cãozinho do filme Beethoven Na verdade, aquele lindo animal nada tinha de “zinho”. Ele era enormeeee! Embora seja uma ficção e tenha lá seus exageros, o que pouca gente sabe é que a raça São Bernardo realmente está na lista dos chamados “Cães Gigantes”. Um macho adulto pode chegar a pesar cerca de 90 quilos. Ele é dócil e muito usado como salva-vidas, mas é também um cão de guarda.

    Não se sabe ao certo qual seria a maior raça do mundo. Contudo, nas listas dos amantes de cachorros, estão mais nove outras raças, são elas: Bullmastiff, Cão dos Pirineus, Caucasian Ovcharka, Dogue Alemão, Dogue de Bordeaux, Giant Alaskan Malamute, Lébrel Irlandês, Leonberger, Mastiff Inglês (um cão desta raça está no Guiness, como o mais pesado do mundo com 155,4 quilos).

Disponível em: <http://petissimo.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Note que o primeiro período do texto foi transcrito sem o necessário sinal de pontuação. Identifique a alternativa em que a pontuação foi feita corretamente:

a) “Quem não se lembra do cãozinho do filme Beethoven!”

b) “Quem não se lembra do cãozinho do filme Beethoven?”

c) “Quem não se lembra do cãozinho do filme Beethoven.”

d) “Quem não se lembra do cãozinho do filme Beethoven…”

 

Questão 2 – Na oração “Ele era enormeeee!”, o sinal de exclamação evidencia o sentimento de:

a) alegria

b) medo

c) dúvida

d) admiração

 

Questão 3 – O termo “zinho” foi colocado entre aspas porque:

a) foi escrito incorretamente.

b) é pouco utilizado.

c) é um neologismo.

d) é um estrangeirismo.

 

Questão 4 – No trecho “Embora seja uma ficção e tenha lá seus exageros, o que pouca gente sabe é que a raça São Bernardo […]”, a vírgula indica:

a) a inserção de uma explicação.

b) a omissão de um termo da oração.

c) o deslocamento de parte da frase.

d) a separação de orações coordenadas.

 

Questão 5 – Na passagem “Ele é dócil e muito usado como salva-vidas, mas é também um cão de guarda.”, a vírgula introduz:

a) um pronome

b) uma preposição

c) um advérbio

d) uma conjunção

 

Questão 6 – Em “Não se sabe ao certo qual seria a maior raça do mundo.”, o ponto final fecha um período que contém:

a) uma oração

b) duas orações

c) três orações

d) quatro orações

 

Questão 7 – A conjunção “Contudo”, separada por vírgula, exprime:

a) uma condição

b) uma compensação

c) um contraste

d) uma ressalva

 

Questão 8 – A informação, colocada entre parênteses, é:

a) uma explicação

b) uma comparação

c) uma conclusão

d) uma exemplificação

 

Questão 9 – No segundo parágrafo do texto, predomina o uso da vírgula para:

(     ) separar orações coordenadas.

(     ) separar termos correlacionados.

(     ) separar orações intercaladas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: