Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Crase – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Crase – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora a crase. A ou à? Você têm dúvidas em relação a quando deve ou não usar a crase? Vamos eliminá-las? Para tal, responda às variadas questões propostas com base no texto Plataforma do Google dedicada às artes cria museu virtual com 5 mil obras de Portinari!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Plataforma do Google dedicada às artes cria museu virtual com 5 mil obras de Portinari

    Guerra e Paz, os dois gigantescos painéis pintados por Cândido Portinari, cobrem as paredes de uma área restrita do prédio das Nações Unidas, em Nova York. Já O Mestiço, com a imagem de um homem forte, de pele negra e olhar marcante, pode ser visto na Pinacoteca em São Paulo.

    Café, que mostra o trabalho árduo de homens e mulheres na colheita dos grãos, está no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

    Agora, essas e outras 5 mil obras de Cândido Portinari podem ser vistas por qualquer pessoa com acesso a internet em um museu virtual dedicado ao artista. Algumas dessas obras, inclusive Guerra e Paz, o Mestiço e Café foram capturadas em altíssima resolução, os chamados gigapixels, o que permite ver detalhes de cada pincelada dessas pinturas.

    A retrospectiva reúne, ainda, outras 15 mil cartas do artista e uma visita em realidade virtual _____ casa onde ele nasceu e cresceu, em Brodowski, no interior de São Paulo.

    A plataforma foi lançada esta semana pelo Google Arts & Culture, mas o esforço de reunir e digitalizar as obras de Portinari começou há 40 anos, encabeçado pelo Projeto Portinari, instituição criada pelo filho do pintor, João Cândido Portinari.

    Para ele, a parceria com a poderosa multinacional, que mantém a página da internet mais visitada do mundo, potencializou o sonho de levar a mensagem do pintor ao público.

    Sonora: “O sonho que a gente sempre teve, e que parecia ser um sonho impossível, era você olhar para a obra de Portinari como se fosse uma grande carta que ele escreve ao povo brasileiro. Não só uma carta plástica, mas ética e humanística, de uma luta por valores éticos, humanos. E essa carta não chegou ao seu destino, pois mais de 95% estão em coleções privadas. E a ideia de mostrar a carta veio com nosso portal. E daí juntou a fome com a vontade de comer.”

    Com isso, Portinari passa a ser o primeiro pintor brasileiro a contar com uma retrospectiva na plataforma que já reúne artistas como Sandro Botticelli, Van Gogh e Frida Kahlo. Para ter acesso às obras é só acessar a página do Google Arts, disponível em artsandculture.google.com.

Eliane Gonçalves. Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Plataforma do Google dedicada às artes cria museu virtual com 5 mil obras de Portinari […]”, há crase porque ocorre a fusão:

(     ) da preposição “a” com o artigo definido “as”.

(     ) da preposição “a” com o pronome pessoal “as”.

(     ) da preposição “a” como pronome demonstrativo “as”.

 

Questão 2 – Identifique o trecho transcrito sem a necessária crase:

(     ) “[…] por qualquer pessoa com acesso a internet […]”

(     ) “[…] o sonho de levar a mensagem do pintor ao público.”

(     ) “O sonho que a gente sempre teve […]”

 

Questão 3 – No segmento “[…] uma visita em realidade virtual _____ casa onde ele nasceu e cresceu […]”, a casa foi especificada. Por isso, o espaço deve ser preenchido com:

(     ) “a”.

(     ) “à”.

(     ) “a” ou “à”.

 

Questão 4 – Releia este período do texto:

“E daí juntou a fome com a vontade de comer.”

Em relação ao período acima, pode-se afirmar que:

(     ) há crase antes de “fome”.

(     ) há crase antes de “vontade”.

(     ) não há crase.

 

Questão 5 – Na passagem “Com isso, Portinari passa a ser o primeiro pintor brasileiro […]”, o uso da crase é:

(     ) proibido.

(     ) facultativo.

(     ) obrigatório.

 

Questão 6 – Há crase na frase:

(     ) Fomos a Nova York.

(     ) Fomos a São Paulo.

(     ) Fomos a Pinacoteca.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário