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Atividade de português: Conjunções subordinativas – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções subordinativas. Elas desempenham relevante papel na ligação das ideias! Que tal analisá-las no reflexivo texto O custo da ignorância? Então, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Conjunções subordinativas

Leia:

O custo da ignorância

    Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?

    Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.

    Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?

    É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.

    Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.

DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:

“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”,

 

Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime:

a) tempo

b) consequência

c) proporcionalidade

d) concessão

 

Questão 3 – No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:

a) certo

b) concluído

c) hipotético

d) previsível

 

Questão 4 – No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:

a) conformidade

b) causa

c) exemplificação

d) comparação

 

Questão 5 – O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Aponte-a:

R:

 

Questão 6 – No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é:

a) condicional

b) final

c) integrante

d) causal

 

Questão 7 – A lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa:

a) à medida que

b) à medida em que

c) na medida que

d) na medida em que

 

Questão 8 – Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:

a) causa

b) condição

c) consequência

d) tempo

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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