Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções subordinativas. Elas desempenham relevante papel na ligação das ideias! Que tal analisá-las no reflexivo texto O custo da ignorância? Então, responda às variadas questões propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Conjunções subordinativas
Leia:
O custo da ignorância
Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?
Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.
Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?
É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.
Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.
DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.
Questões
Questão 1 – Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:
“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”,
Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime:
a) tempo
b) consequência
c) proporcionalidade
d) concessão
Questão 3 – No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:
a) certo
b) concluído
c) hipotético
d) previsível
Questão 4 – No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:
a) conformidade
b) causa
c) exemplificação
d) comparação
Questão 5 – O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Aponte-a:
R:
Questão 6 – No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é:
a) condicional
b) final
c) integrante
d) causal
Questão 7 – A lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa:
a) à medida que
b) à medida em que
c) na medida que
d) na medida em que
Questão 8 – Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:
a) causa
b) condição
c) consequência
d) tempo
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.