Início Atividades Atividade de portugues: Conjunções subordinativas – 2º ano do ensino médio

Atividade de portugues: Conjunções subordinativas – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do segundo do ensino médio, sobre as conjunções subordinativas. Vamos analisar os efeitos de sentido gerados por elas no reflexivo texto O que é a felicidade? Então, mãos à obra!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O que é a felicidade?

    Na sua opinião, o que é felicidade? O que te faz feliz? Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia. Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo para aproveitar aquilo que já temos. Muitos colocam o foco naquilo que ainda não tem e, por isso, perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida. […] A grande maioria está perdida em devaneios de como será o futuro e, se esquece de que tudo está acontecendo aqui, agora. John Lennon dizia: “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro”. Toda vez que você quiser reclamar de algo, pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar hoje! Não fique procurando a felicidade nas coisas que você ainda não tem. Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, contudo, isso não quer dizer que você deva abandonar seus objetivos, significa que você precisa aprender a aproveitar aquilo que tem, enquanto não conquista aquilo que deseja. […]

    Saiba que a felicidade é um estado emocional, e um estado emocional muda a todo o momento, você pode acordar feliz, mas no decorrer do seu dia, acontece alguma coisa que faz você mudar. O que fazer nesse momento? Mude o seu foco. Observe como interpreta as coisas que te acontece, perceba como você reage a cada uma delas, o tipo de reação que você tem sobre aquilo que te acontece é que vai determinar como será sua emoção. Se uma mulher recebe flores de um desconhecido, mas é alérgica a flores, poderá ficar irritada com o sujeito que se “atreveu” a mandar-lhe flores. Ela não pode mudar esse fato, mas pode mudar o tipo de reação que terá sobre os fatos. Você jamais será feliz se ficar esperando que as pessoas ajam da forma como você quer! A felicidade já está dentro de você apenas aceite-a e viva feliz!

Disponível em: <http://www.rhportal.com.br>.

 

Questões 

Questão 1 – Leia atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que a conjunção em destaque é subordinativa:

a) “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro”.

b) “Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, contudo, isso não quer dizer […]”

c) “[…] você pode acordar feliz, mas no decorrer do seu dia […]”

d) “A felicidade já está dentro de você apenas aceite-a e viva feliz!”

 

Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada acima, marca a ideia de:

a) adição

b) oposição

c) tempo

d) finalidade

 

Questão 3 – O “que” é uma conjunção subordinativa consecutiva na frase:

a) “Na sua opinião, o que é felicidade?”

b) “Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo […]”

c) “[…] e, se esquece de que tudo está acontecendo aqui, agora […]”

d) “Observe como interpreta as coisas que te acontece […]”

 

Questão 4 – Aponte a alternativa cuja expressão sublinhada funciona como conjunção subordinativa temporal é:

a) “[…] muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia.”

b) “Toda vez que você quiser reclamar de algo […]”

c) “[…] pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar hoje!”

d) “[…] um estado emocional muda a todo o momento […]”

 

Questão 5 – O termo “como” é uma conjunção subordinativa que indica a noção de conformidade na passagem:

a) “[…] perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida.”

b) “A grande maioria está perdida em devaneios de como será o futuro […]”

c) “[…] é que vai determinar como será sua emoção.”

d) “[…] esperando que as pessoas ajam da forma como você quer!”

 

Questão 6 – No trecho “Se uma mulher recebe flores de um desconhecido, mas é alérgica a flores […]”, a conjunção subordinativa “se” introduz:

a) uma hipótese

b) uma comparação

c) uma conclusão

d) uma concessão

 

Questão 7 – Pode-se concluir que uma conjunção é subordinativa quando:

(     ) liga duas orações em que uma tem o sentido complementado por outra.

(     ) ligas duas orações em que uma não tem o sentido complementado por outra.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário