Atividade de português, dirigida aos alunos do segundo do ensino médio, sobre as conjunções subordinativas. Vamos analisar os efeitos de sentido gerados por elas no reflexivo texto O que é a felicidade? Então, mãos à obra!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções subordinativas – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções subordinativas – 2º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções subordinativas – 2º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que é a felicidade?
Na sua opinião, o que é felicidade? O que te faz feliz? Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia. Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo para aproveitar aquilo que já temos. Muitos colocam o foco naquilo que ainda não tem e, por isso, perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida. […] A grande maioria está perdida em devaneios de como será o futuro e, se esquece de que tudo está acontecendo aqui, agora. John Lennon dizia: “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro”. Toda vez que você quiser reclamar de algo, pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar hoje! Não fique procurando a felicidade nas coisas que você ainda não tem. Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, contudo, isso não quer dizer que você deva abandonar seus objetivos, significa que você precisa aprender a aproveitar aquilo que tem, enquanto não conquista aquilo que deseja. […]
Saiba que a felicidade é um estado emocional, e um estado emocional muda a todo o momento, você pode acordar feliz, mas no decorrer do seu dia, acontece alguma coisa que faz você mudar. O que fazer nesse momento? Mude o seu foco. Observe como interpreta as coisas que te acontece, perceba como você reage a cada uma delas, o tipo de reação que você tem sobre aquilo que te acontece é que vai determinar como será sua emoção. Se uma mulher recebe flores de um desconhecido, mas é alérgica a flores, poderá ficar irritada com o sujeito que se “atreveu” a mandar-lhe flores. Ela não pode mudar esse fato, mas pode mudar o tipo de reação que terá sobre os fatos. Você jamais será feliz se ficar esperando que as pessoas ajam da forma como você quer! A felicidade já está dentro de você apenas aceite-a e viva feliz!
Disponível em: <http://www.rhportal.com.br>.
Questões
Questão 1 – Leia atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que a conjunção em destaque é subordinativa:
a) “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro”.
b) “Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, contudo, isso não quer dizer […]”
c) “[…] você pode acordar feliz, mas no decorrer do seu dia […]”
d) “A felicidade já está dentro de você apenas aceite-a e viva feliz!”
Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada acima, marca a ideia de:
a) adição
b) oposição
c) tempo
d) finalidade
Questão 3 – O “que” é uma conjunção subordinativa consecutiva na frase:
a) “Na sua opinião, o que é felicidade?”
b) “Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de “coisas”, que mal temos tempo […]”
c) “[…] e, se esquece de que tudo está acontecendo aqui, agora […]”
d) “Observe como interpreta as coisas que te acontece […]”
Questão 4 – Aponte a alternativa cuja expressão sublinhada funciona como conjunção subordinativa temporal é:
a) “[…] muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia.”
b) “Toda vez que você quiser reclamar de algo […]”
c) “[…] pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar hoje!”
d) “[…] um estado emocional muda a todo o momento […]”
Questão 5 – O termo “como” é uma conjunção subordinativa que indica a noção de conformidade na passagem:
a) “[…] perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples e maravilhosas como a própria vida.”
b) “A grande maioria está perdida em devaneios de como será o futuro […]”
c) “[…] é que vai determinar como será sua emoção.”
d) “[…] esperando que as pessoas ajam da forma como você quer!”
Questão 6 – No trecho “Se uma mulher recebe flores de um desconhecido, mas é alérgica a flores […]”, a conjunção subordinativa “se” introduz:
a) uma hipótese
b) uma comparação
c) uma conclusão
d) uma concessão
Questão 7 – Pode-se concluir que uma conjunção é subordinativa quando:
( ) liga duas orações em que uma tem o sentido complementado por outra.
( ) ligas duas orações em que uma não tem o sentido complementado por outra.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.