Início Série7º ano Atividade de português: Conjunções no texto sobre o Irerê – 7º ano

Atividade de português: Conjunções no texto sobre o Irerê – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Elas desempenham papel muito importante na ligação das ideias que formam o texto! Que tal analisar os sentidos delas no texto Irerê? Que bicho é esse? Descubra lendo o texto e, logo após, não deixe de responder às questões propostas, viu? 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Irerê

            O Irerê tem esse nome porque, quando pia, parece que está dizendo i-re-rê. Mas é chamado também de marreca-piadeira, marreca-do-pará e marreca-viúva, pois ele é da família dos marrecos. E, como todo marreco, o irerê gosta de nadar, vive em bandos e faz ninho no meio da vegetação aquática.

            O engraçado do irerê é que ele pode ser domesticado, se comportando como um cachorrinho: gosta de festinha na cabeça, anda solto no quintal e vai direitinho atrás do dono. E serve de cão de guarda também – quando chega algum estranho na casa, ele grita: Irerê! Irerê! Irerê!

MAIA, Pedro. “Abc do Zôo”. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2006, p.18.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase em que o termo destacado desempenha a função de conjunção:

(     ) “[…] pois ele é da família dos marrecos.”

(     ) “[…] se comportando como um cachorrinho […]”

(     ) “E serve de cão de guarda também […]”

 

Questão 2 – No trecho “Mas é chamado também de marreca-piadeira, marreca-do-pará e marreca-viúva […]”, a conjunção “Mas” introduz a ideia de:

(     ) contraste

(     ) ressalva

(     ) compensação

 

Questão 3 – Em “E, como todo marreco, o irerê gosta de […]”, a conjunção “como” exprime:

(     ) uma comparação

(     ) uma causa

(     ) uma conformidade

 

Questão 4 – No segmento “[…] gosta de festinha na cabeça, anda solto no quintal e vai direitinho atrás do dono.”, a conjunção “e” liga:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se somam.

 

Questão 5 – Na frase “[…] quando chega algum estranho na casa, ele grita […]”, “quando” é:

(     ) uma conjunção que indica lugar.

(     ) uma conjunção que indica tempo.

(     ) uma conjunção que indica modo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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