Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções. Trata-se daquelas palavras que ligam as ideias que compõem o texto, estabelecendo diferentes relações de sentido! Que tal esmiúça-las no curioso texto que pergunta Por que abrimos a boca quando estamos com sono? Para esse estudo, responda às variadas questões propostas a seguir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções no texto sobre o bocejo – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções no texto sobre o bocejo – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções no texto sobre o bocejo – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que abrimos a boca quando estamos com sono?
Olhos quase fechando, moleza no corpo e boca bem aberta. Esse é o bocejo, uma forma do organismo driblar o sono. O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando e até mesmo no mundo dos animais.
O bocejo é um reflexo involuntário que avisa que precisamos dormir. Ele acontece _______________, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados. Bocejar nem sempre está associado ao sono: pode se tratar de falta de oxigênio, como acontece, por exemplo, quando praticamos exercícios físicos.
Quando começamos a bocejar, não é possível parar. Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair. Em até 70% da população, quando alguém boceja perto de nós, também abrimos a boca. Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece, mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação. A área do cérebro responsável pela empatia, capacidade de compreender sentimentos e emoções, é ativada nessas situações, enquanto neurônios-espelhos copiam a ação que está sendo presenciada, assim como acontece com o riso, que é contagioso.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, a conjunção que compõe o título do texto:
“Por que abrimos a boca quando estamos com sono?”
Questão 2 – A conjunção, identificada anteriormente, indica:
a) modo
b) lugar
c) tempo
d) intensidade
Questão 3 – Localize, na primeira frase, a conjunção que liga as características do bocejo:
R.
Questão 4 – Assinale a alternativa em que a conjunção foi empregada corretamente no espaço sinalizado no texto:
a) “Ele acontece porque …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”
b) “Ele acontece por que …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”
c) “Ele acontece porquê …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”
d) “Ele acontece por quê …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”
Questão 5 – O termo destacado é uma conjunção aditiva na passagem:
a) “O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando […]”
b) “[…] e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar […]”
c) “Bocejar nem sempre está associado ao sono […]”
d) “Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece […]”
Questão 6 – No trecho “[…] que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair.”, o vocábulo “se” é uma conjunção que expressa uma condição? Explique:
R.
Questão 7 – No segmento “Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo […]”, a conjunção “mas” exprime:
a) uma ressalva
b) uma compensação
c) uma adição
d) uma consequência
Questão 8 – Na parte “[…] mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação.”, registra-se a presença de:
a) uma conjunção adversativa e uma conjunção condicional.
b) uma conjunção aditiva e uma conjunção explicativa.
c) uma conjunção adversativa e uma conjunção alternativa.
d) uma conjunção concessiva e uma conjunção proporcional.
Questão 9 – Em “[…] assim como acontece com o riso, que é contagioso.”, a conjunção “assim como” introduz:
a) uma causa
b) uma comparação
c) uma exemplificação
d) uma finalidade
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.