Início Atividades Atividade de português: Conjunções no texto sobre o bocejo – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Conjunções no texto sobre o bocejo – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções. Trata-se daquelas palavras que ligam as ideias que compõem o texto, estabelecendo diferentes relações de sentido! Que tal esmiúça-las no curioso texto que pergunta Por que abrimos a boca quando estamos com sono? Para esse estudo, responda às variadas questões propostas a seguir!

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Por que abrimos a boca quando estamos com sono?

    Olhos quase fechando, moleza no corpo e boca bem aberta. Esse é o bocejo, uma forma do organismo driblar o sono. O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando e até mesmo no mundo dos animais.

    O bocejo é um reflexo involuntário que avisa que precisamos dormir. Ele acontece _______________, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados. Bocejar nem sempre está associado ao sono: pode se tratar de falta de oxigênio, como acontece, por exemplo, quando praticamos exercícios físicos.

    Quando começamos a bocejar, não é possível parar. Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair. Em até 70% da população, quando alguém boceja perto de nós, também abrimos a boca. Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece, mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação. A área do cérebro responsável pela empatia, capacidade de compreender sentimentos e emoções, é ativada nessas situações, enquanto neurônios-espelhos copiam a ação que está sendo presenciada, assim como acontece com o riso, que é contagioso.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique, por meio de um traço, a conjunção que compõe o título do texto:

“Por que abrimos a boca quando estamos com sono?”

 

Questão 2 – A conjunção, identificada anteriormente, indica:

a) modo

b) lugar

c) tempo

d) intensidade

 

Questão 3 – Localize, na primeira frase, a conjunção que liga as características do bocejo:

R.

 

Questão 4 – Assinale a alternativa em que a conjunção foi empregada corretamente no espaço sinalizado no texto:

a) “Ele acontece porque …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”

b) “Ele acontece por que …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”

c) “Ele acontece porquê …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”

d) “Ele acontece por quê …. há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central […]”

 

Questão 5 – O termo destacado é uma conjunção aditiva na passagem:

a) “O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando […]”

b) “[…] e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar […]”

c) “Bocejar nem sempre está associado ao sono […]”

d) “Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece […]”

 

Questão 6 – No trecho “[…] que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair.”, o vocábulo “se” é uma conjunção que expressa uma condição? Explique:

R.

 

Questão 7 – No segmento “Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo […]”, a conjunção “mas” exprime:

a) uma ressalva

b) uma compensação

c) uma adição

d) uma consequência

 

Questão 8 – Na parte “[…] mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação.”, registra-se a presença de:

a) uma conjunção adversativa e uma conjunção condicional.

b) uma conjunção aditiva e uma conjunção explicativa.

c) uma conjunção adversativa e uma conjunção alternativa.

d) uma conjunção concessiva e uma conjunção proporcional.

 

Questão 9 – Em “[…] assim como acontece com o riso, que é contagioso.”, a conjunção “assim como” introduz:

a) uma causa

b) uma comparação

c) uma exemplificação

d) uma finalidade

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário