Início Série9º ano Atividade de português: Conjunções no texto Sem limites – 9º ano

Atividade de português: Conjunções no texto Sem limites – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano, aborda as conjunções. As conjunções ligam as ideias que compõem um texto! Por isso, estudá-las é essencial! Vamos lá? Responda às variadas questões propostas com base no texto Sem limites! Nele, o autor reflete sobre o imaginário humano, a partir dos filmes “A vida é bela” e “Náufrago”. Além disso, ele cita Martin Luther King. Não deixe de ler o texto e, claro, de estudar as conjunções!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Sem limites

    Não há limites para o imaginário humano. Mesmo em condições adversas, o homem é capaz de criar representações da realidade, seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da rotina monótona do cotidiano ou fugir de uma realidade hostil à vida. Essas imagens exercem um importante papel na alma humana e vão muito além da conotação recreativa, elas formam a esperança e, em alguns casos, podem determinar a sobrevivência do indivíduo.

    No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial, um homem, prisioneiro em um campo de concentração, tece uma gama de imagens positivas e divertidas para que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira. Nesse caso, a fuga da realidade por meio da inventividade humana, significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência, pois o garoto resiste até o fim para que possa receber sua recompensa.

    No filme “Náufrago”, o personagem interpretado por Tom Hanks imagina uma bola falante dotada de pensamento, a qual foi dada o nome de Wilson. Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura e ao suicídio até ser resgatado. Ambos os exemplos dados são substituições da realidade por imagens, visando o “eu”, assim como ocorre na sociedade atual, em que o indivíduo cresce, a competição acirra-se e cria-se uma realidade hostil; a fuga torna-se uma questão de sobrevivência.

    Luther King, ao proferir a frase “I have a dream”, referia-se à imagem criada por ele de um mundo melhor, em que o convívio entre brancos e negros fosse pacífico. A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid, ataques de organizações como a ku klux klan, numa espécie de caça às bruxas. Após King, muito da intolerância diminuiu. A imagem criada por um homem salvou o coletivo.

    […]

Disponível em: <http://letrasmundosaber.blogspot.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a frase em que o elemento evidenciado exerce a função de conjunção:

a) “No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial […]”

b) “[…] pois o garoto resiste até o fim […]”

c) “Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura […]”

d) “[…] em que o convívio entre brancos e negros fosse pacífico.”

 

Questão 2 – Na passagem “[…] seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da rotina monótona do cotidiano […]”, os termos destacados indicam:

a) fatos que se opõem.

b) fatos que se alternam.

c) fatos que se somam.

d) fatos que se justificam.

 

Questão 3 – No trecho “[…] tece uma gama de imagens positivas e divertidas […]”, a conjunção “e” liga vocábulos que:

a) caracterizam as imagens.

b) determinam as imagens.

c) explicam as imagens.

d) complementam as imagens.

 

Questão 4 – Sublinhe a conjunção que indica a ideia de finalidade nesta parte:

 

“[…] para que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira.”

 

Questão 5 – No fragmento “[…] significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência.”, a conjunção “mas” exprime:

a) um contraste

b) uma conclusão

c) uma ressalva

d) uma compensação

 

Questão 6 – No segmento “A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid […]”, as vírgulas separam:

a) uma conjunção aditiva

b) uma conjunção adversativa

c) uma conjunção explicativa

d) uma conjunção alternativa

 

Questão 7 – Em “[…] assim como ocorre na sociedade atual […]”, a conjunção grifada introduz:

a) uma causa

b) um exemplo

c) uma dedução

d) uma comparação

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário