Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano, aborda as conjunções. As conjunções ligam as ideias que compõem um texto! Por isso, estudá-las é essencial! Vamos lá? Responda às variadas questões propostas com base no texto Sem limites! Nele, o autor reflete sobre o imaginário humano, a partir dos filmes “A vida é bela” e “Náufrago”. Além disso, ele cita Martin Luther King. Não deixe de ler o texto e, claro, de estudar as conjunções!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções no texto Sem limites – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções no texto Sem limites – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções no texto Sem limites – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sem limites
Não há limites para o imaginário humano. Mesmo em condições adversas, o homem é capaz de criar representações da realidade, seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da rotina monótona do cotidiano ou fugir de uma realidade hostil à vida. Essas imagens exercem um importante papel na alma humana e vão muito além da conotação recreativa, elas formam a esperança e, em alguns casos, podem determinar a sobrevivência do indivíduo.
No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial, um homem, prisioneiro em um campo de concentração, tece uma gama de imagens positivas e divertidas para que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira. Nesse caso, a fuga da realidade por meio da inventividade humana, significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência, pois o garoto resiste até o fim para que possa receber sua recompensa.
No filme “Náufrago”, o personagem interpretado por Tom Hanks imagina uma bola falante dotada de pensamento, a qual foi dada o nome de Wilson. Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura e ao suicídio até ser resgatado. Ambos os exemplos dados são substituições da realidade por imagens, visando o “eu”, assim como ocorre na sociedade atual, em que o indivíduo cresce, a competição acirra-se e cria-se uma realidade hostil; a fuga torna-se uma questão de sobrevivência.
Luther King, ao proferir a frase “I have a dream”, referia-se à imagem criada por ele de um mundo melhor, em que o convívio entre brancos e negros fosse pacífico. A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid, ataques de organizações como a ku klux klan, numa espécie de caça às bruxas. Após King, muito da intolerância diminuiu. A imagem criada por um homem salvou o coletivo.
[…]
Disponível em: <http://letrasmundosaber.blogspot.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a frase em que o elemento evidenciado exerce a função de conjunção:
a) “No filme “A vida é bela”, cujo contexto é o da Segunda Guerra Mundial […]”
b) “[…] pois o garoto resiste até o fim […]”
c) “Essa criação do náufrago evitou que a solidão o levasse à loucura […]”
d) “[…] em que o convívio entre brancos e negros fosse pacífico.”
Questão 2 – Na passagem “[…] seja com a intenção de mudar uma situação vigente, seja para sair da rotina monótona do cotidiano […]”, os termos destacados indicam:
a) fatos que se opõem.
b) fatos que se alternam.
c) fatos que se somam.
d) fatos que se justificam.
Questão 3 – No trecho “[…] tece uma gama de imagens positivas e divertidas […]”, a conjunção “e” liga vocábulos que:
a) caracterizam as imagens.
b) determinam as imagens.
c) explicam as imagens.
d) complementam as imagens.
Questão 4 – Sublinhe a conjunção que indica a ideia de finalidade nesta parte:
“[…] para que seu filho, uma criança, pense estar em meio a uma brincadeira.”
Questão 5 – No fragmento “[…] significou o alheamento do indivíduo, mas isso lhe garantiu a sobrevivência.”, a conjunção “mas” exprime:
a) um contraste
b) uma conclusão
c) uma ressalva
d) uma compensação
Questão 6 – No segmento “A realidade, entretanto, era marcada por um verdadeiro apartheid […]”, as vírgulas separam:
a) uma conjunção aditiva
b) uma conjunção adversativa
c) uma conjunção explicativa
d) uma conjunção alternativa
Questão 7 – Em “[…] assim como ocorre na sociedade atual […]”, a conjunção grifada introduz:
a) uma causa
b) um exemplo
c) uma dedução
d) uma comparação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.