Atividade de português, indicada aos alunos no oitavo ano do ensino fundamental, sobre as conjunções. Vamos identificar as ideias por elas expressas na fábula A cabra e o burro? Ideia de adição, de adversidade, de alternância, de conclusão ou de explicação? Vamos descobrir? Então, responda às questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções na fábula “A cabra e o burro” – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções na fábula “A cabra e o burro” – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções na fábula “A cabra e o burro” – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A cabra e o burro
Alguém alimentava uma cabra e um burro. A cabra, com inveja do burro, porque ele era muito bem-alimentado, disse-lhe que ele diminuísse o ritmo de trabalho de ora moer, ora carregar fardos e o aconselhou a simular que estava sentindo mal e cair em um buraco para descansar.
O burro confiou na cabra, caiu e começou a debater-se.
O dono chamou o médico e pediu-lhe que socorresse o animal. Ele lhe disse que fizesse uma infusão com o pulmão de uma cabra e assim o burro ficaria bom. E, tendo sacrificado a cabra, salvaram o burro.
Assim, quem arquiteta maldades contra outros, torna-se autor de seus próprios males.
ESOPO. “Fábulas completas”. Tradução direta do grego por Neide Smolka. São Paulo, Moderna, 1994. p.17.
Questões
Questão 1 – Identifique a frase em que a conjunção “e” liga palavras de uma mesma oração:
( ) “Alguém alimentava uma cabra e um burro.”
( ) “O burro confiou na cabra, caiu e começou a debater-se.”
( ) “O dono chamou o médico e pediu-lhe que socorresse o animal.”
Questão 2 – No segundo período do texto, a conjunção “porque” introduz:
( ) uma explicação
( ) uma comparação
( ) uma adversidade
Questão 3 – No trecho “[…] o ritmo de trabalho de ora moer, ora carregar fardos […]”, “ora” é:
( ) uma conjunção coordenativa conclusiva.
( ) uma conjunção coordenativa alternativa.
( ) uma conjunção coordenativa explicativa.
Questão 4 – Para introduzir uma conclusão a que se chegou, o último período do texto poderia ser escrito deste modo:
( ) “Porquanto, quem arquiteta maldades contra outros, torna-se autor de seus próprios males.
( ) “Porém, quem arquiteta maldades contra outros, torna-se autor de seus próprios males.”
( ) “Por isso, quem arquiteta maldades contra outros, torna-se autor de seus próprios males.”
Questão 5 – A frase “A cabra armou contra o burro, ________ foi ela que se deu mal!” deve ser completada com a conjunção:
( ) pois
( ) mas
( ) nem
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.