Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre conjunções (coordenativas e subordinativas). Vamos analisar as variadas relações de sentido estabelecidas por elas? Para tal, responda às questões que exploram as conjunções presentes no interessante texto Curiosidades sobre a história do pão!
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- Gabarito: Atividade de português: Conjunções coordenativas e subordinativas – 1º ano do ensino médio Com resposta
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Curiosidades sobre a história do pão
No Egito, o pão também servia para pagar salários: um dia de trabalho valia três pães e dois vasos grandes de cerveja.
Na Europa, passou a ser costume as mães darem às filhas que se casavam um pouco de sua massa de pão, por achar que, assim, elas fariam um pão tão gostoso quanto o delas!
Ao longo da história, a posição social de uma pessoa podia ser discernida pela cor do pão que ela consumia. Pão escuro representava baixa posição social, enquanto pão branco, alta posição social. É porque o processo de refino da farinha branca era muito mais caro. Atualmente, ocorre o contrário: os pães escuros são mais caros e, por vezes, mais apreciados por causa de seu valor nutritivo.
Às vésperas da Revolução Francesa, Maria Antonieta, rainha da França, foi informada de que o povo passava fome: “Eles não têm pão, Alteza”. Ao que ela respondeu: “Se não tem pão, que comam brioches”. Não se sabe se o diálogo realmente aconteceu, mas a frase, de fato, ficou famosa. Já a rainha teve a cabeça cortada na guilhotina!
Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”.
Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento. Até hoje, esse é o pão que eles comem na Páscoa, época em que é proibido consumir qualquer alimento fermentado.
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Questões
Questão 1 – Identifique, com um traço, a conjunção presente neste fragmento do texto:
“[…] um dia de trabalho valia três pães e dois vasos grandes de cerveja.”
Questão 2 – No fragmento acima, a conjunção indica:
( ) elementos que se somam.
( ) elementos que se opõem.
( ) elementos que se alternam.
Questão 3 – O “que” é uma conjunção integrante na passagem:
( ) “[…] por achar que, assim, elas fariam um pão tão gostoso […]”
( ) “[…] podia ser discernida pela cor do pão que ela consumia.”
( ) “Até hoje, esse é o pão que eles comem na Páscoa […]”
Questão 4 – Na frase “[…] que se casavam um pouco de sua massa de pão […]”, o “se” é:
( ) um pronome reflexivo
( ) um pronome apassivador
( ) uma conjunção condicional
Questão 5 – Na parte “Se não tem pão, que comam brioches”, a conjunção “Se” expressa:
( ) uma causa
( ) uma condição
( ) uma conformidade
Questão 6 – No período “Não se sabe se o diálogo realmente aconteceu, mas a frase, de fato, ficou famosa.”, a conjunção grifada é:
( ) causal
( ) concessiva
( ) adversativa
Questão 7 – A conjunção “mas” liga orações independentes entre si. Por isso, ela é chamada de:
( ) absoluta
( ) coordenativa
( ) subordinativa
Questão 8 – No segmento “Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.”, a conjunção “Por isso” introduz:
( ) uma finalidade
( ) uma conclusão
( ) uma consequência
Questão 9 – Em “Na Páscoa, os judeus comem pães ázimos, porque é proibido o consumo de alimento fermentado nessa época.”, a conjunção sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “pois”
( ) “porém”
( ) “portanto”
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.