Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda as conjunções coordenativas. Vamos analisar as conjunções que ligam as orações independentes entre si? Para tal, responda às variadas questões propostas que exploram as conjunções coordenativas no texto Qual a diferença entre refugiados, solicitantes de asilo e migrantes? Você sabe a diferença? Aprenda!

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                                TURMA:

NOME:

Leia:

Qual a diferença entre refugiados, solicitantes de asilo e migrantes?

Refugiados:

apresentam definição específica no direito internacional. São pessoas que saíram de seus países de origem por evidente medo de perseguição, violação de direitos humanos e conflitos armados. Caso retornem, correm o risco de serem mortas. Por isso, recebem proteção internacional e passam a ter acesso à assistência dos países que as acolhem, do ACNUR e de outras organizações.

Solicitantes de asilo:

aguardam que as autoridades dos sistemas de proteção e refúgio do país para onde fugiram avaliem seu pedido de serem reconhecidos como refugiados.

Migrantes:

não apresentam definição no direito internacional. O termo costuma ser usado de maneira genérica para descrever pessoas que saíram de seus países de forma voluntária ou não. Entretanto, pela experiência de MSF, muitas vezes é difícil definir se o deslocamento é puramente voluntário, ___________ a busca de melhores oportunidades econômicas pode estar ligada a questões de segurança no país de origem.

“Médicos Sem Fronteiras”, ano 22, n. 45, maio 2019. p. 8.

Questões

Questão 1 – Grife a conjunção que compõe esta passagem do texto:

“Caso retornem, correm o risco de serem mortas. Por isso, recebem proteção internacional […]”

 

Questão 2 – Na passagem acima, a conjunção grifada exprime:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 3 – Identifique o trecho que contém uma conjunção:

(     ) “São pessoas que saíram de seus países de origem por evidente medo de perseguição […]”

(     ) “[…] fugiram avaliem seu pedido de serem reconhecidos como refugiados.”

(     ) “[…] pessoas que saíram de seus países de forma voluntária ou não.”

 

Questão 4 – A conjunção, presente no trecho apontado acima, é:

(     ) aditiva.

(     ) alternativa.

(     ) explicativa.

 

Questão 5 – Na frase “[…] aguardam que as autoridades dos sistemas de proteção e refúgio do país […]”, há uma conjunção coordenativa. Aponte-a:

(     ) “que”.

(     ) “de”.

(     ) “e”.

 

Questão 6 – No segmento “Entretanto, pela experiência de MSF, muitas vezes é difícil […]”, a conjunção adversativa sublinhada introduz:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“[…] muitas vezes é difícil definir se o deslocamento é puramente voluntário, ___________ a busca de melhores oportunidades econômicas pode estar ligada a questões de segurança no país de origem.

O espaço indicado acima deve ser preenchido com a conjunção:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “como”.

 

Questão 8 – As conjunções analisadas, ao longo das questões, são coordenativas porque:

(     ) ligam orações dependentes entre si.

(     ) ligam orações independentes entre si.

(     ) ligam orações parcialmente dependentes entre si.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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