Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções coordenativas (aquelas que ligam orações dependentes entre si). As variadas questões propostas baseiam-se no texto É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?
Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Mas na verdade, o que leva à perda de peso é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos.
Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.
Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.
Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.
Renata Bressan. Disponível em: <http://www.abeso.org.br>.
Questões
Questão 1 – O texto atende ao propósito de:
a) expor uma opinião ao leitor.
b) entreter o leitor.
c) criticar o leitor.
d) orientar o leitor.
Questão 2 – O texto foi escrito em uma linguagem:
a) informal
b) técnica
c) formal
d) científica
Questão 3 – O termo em destaque funciona como conjunção aditiva em:
a) “Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre”
b) “[…] tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”.
c) “Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais”
d) “[…] para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável).”
Questão 4 – Na passagem “Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso.”, a conjunção “Por isso” introduz:
a) uma concessão
b) uma condição
c) uma comparação
d) uma conclusão
Questão 5 – No trecho “Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante.”, a conjunção sublinhada poderia ser substituída por:
a) Entretanto
b) Portanto
c) Conquanto
d) Porquanto
Questão 6 – No segmento “[…] se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro […]”, a conjunção “ou” estabelece uma relação de:
a) oposição
b) explicação
c) alternância
d) adição
Questão 7 – Na frase “No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter […]”, a conjunção adversativa “mas” indica:
a) uma conformidade
b) uma ressalva
c) uma compensação
d) uma oposição
Questão 8 – No período “Sabe das consequências da obesidade e não muda os hábitos alimentares.”, a conjunção “e” exprime a noção de adição? Explique:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.