Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções adversativas. As questões baseiam-se em um texto sobre a onça-pintada

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Onça-pintada

    É o maior felino das Américas e habita florestas, cerrados, caatinga e o pantanal. Originalmente ocupava também o Sul dos Estados Unidos, porém agora se restringe apenas à América Latina. Mas, existem relatos de avistamentos desses belos animais no estado americano do Arizona, numa região próxima à fronteira com o México.

    Possuem hábito crepuscular e noturno, solitário e territorialista. São grandes nadadores, podendo atravessar sem problemas grandes extensões de água e escalar árvores. O pelo possui desenhos de rosetas, que formam círculos de pintas negras e no centro com uma cor mais clara, camuflando-se no ambiente. Podem viver até 12 anos na natureza, mas chegam a 20 em cativeiro.

Disponível em: <http://www.bioventura.com.br/onca.html>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido tem o objetivo de:

a) expor uma opinião sobre o maior felino das Américas.

b) divulgar os locais onde há onça-pintada.

c) chamar a atenção para a necessidade da preservação da onça-pintada.

d) apresentar as características da onça-pintada.

 

Questão 2 – Há uma conjunção adversativa na passagem:

a) “É o maior felino das Américas e habita florestas, cerrados, caatinga e o pantanal.”

b) “[…] ocupava também o Sul dos Estados Unidos, porém agora se restringe apenas […]”

c) “Possuem hábito crepuscular e noturno, solitário e territorialista.”

d) “O pelo possui desenhos de rosetas, que formam círculos de pintas negras […]”

 

Questão 3 – Aponte a conjunção adversativa presente na passagem assinalada acima:

 

 

Questão 4 – Identifique a conjunção que une o segundo período do texto ao primeiro, indicando a ideia de adversidade entre eles:

 

 

Questão 5 – No trecho “Podem viver até 12 anos na natureza, mas chegam a 20 em cativeiro.”, a conjunção adversativa em destaque poderia ser substituída por:

a) contudo

b) pois

c) e

d) por isso

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: