Atividade de português: Conjunções – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora conjunções. Que tal analisá-las no texto sobre o cajuí? Então, responda às questões propostas! Na passagem “É pequeno, de sabor ácido e suculento.”, há uma conjunção que indica a soma de características do cajuí. Vamos identificá-la?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Cajuí

    Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado. […]

    O pseudofruto é conhecido por possuir cores que variam entre amarelo e vermelho. É pequeno, de sabor ácido e suculento. Pode ser consumido ao natural ou em sucos, bebidas, doces. Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha. O óleo da castanha contém cardol e ácido anacárdico. É utilizado para fins medicinais, em virtude de sua ação antisséptica e cicatrizante.

    A planta floresce entre os meses de setembro e outubro, dando frutos em novembro. Alguns animais alimentam-se do cajuí, como é o caso da raposa-do-campo. O animal ajuda, dessa forma, a dispersar as sementes.

Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/cajui/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Grife a conjunção a seguir:

“Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado.”

 

Questão 2 – A conjunção grifada acima é:

(     ) conclusiva.

   ) alternativa.

(     ) explicativa.

 

Questão 3 – Na passagem “É pequeno, de sabor ácido e suculento.”, há uma conjunção que indica a soma de características do cajuí. Identifique essa conjunção:

 

 

Questão 4 – Em “Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha.”, a conjunção adversativa exprime:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 5 – As conjunções presentes no texto iniciam orações independentes de sentido entre si. Nesse caso, elas são chamadas de:

(     ) absolutas.

(     ) coordenadas.

(     ) subordinadas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: