Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre conjunções. Que tal analisá-las no texto Solo dos Pampas? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Solo dos Pampas
Na região dos pampas, o solo é fértil. Por isso, esses campos são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas.
Ainda mais férteis são as áreas com solo do tipo “terra roxa”, batizado assim devido ao nome que receberam dos italianos que vieram para o Brasil trabalhar na lavoura. Por causa de sua cor avermelhada, eles chamavam o solo de terra rossa, pois em italiano, rosso é vermelho. Só que quem começou a chamar de terra roxa não sabia italiano e acabou confundindo rosso com roxo por causa do som da palavra…
Em áreas de planalto, os solos são também avermelhados, mas não possuem a fertilidade da terra roxa. Na planície litorânea, o solo é bastante arenoso.
Algumas áreas dos pampas estão sofrendo processo de desertificação, devido à retirada da vegetação nativa e sua substituição por monoculturas ou pastos.
Denise Moraes. Fragmento de “Biomas Campos Sulinos”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/>.
Questões
Questão 1 – Identifique o segmento que contém uma conjunção:
( ) “Na região dos pampas, o solo é fértil.”
( ) “[…] italianos que vieram para o Brasil trabalhar na lavoura.”
( ) “[…] e acabou confundindo rosso com roxo por causa do som da palavra…”
Questão 2 – Na passagem “[…] eles chamavam o solo de terra rossa, pois em italiano, rosso é vermelho.”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:
( ) “porque”.
( ) “porquê”.
( ) “por que”.
Questão 3 – Grife a conjunção a seguir:
“[…] os solos são também avermelhados, mas não possuem a fertilidade da terra roxa.”
Questão 4 – A conjunção grifada acima inicia uma oração chamada de:
( ) absoluta.
( ) coordenada.
( ) subordinada.
Questão 5 – No texto, há uma conjunção alternativa. Identifique-a:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Gosto muito das atividades de vocês!
Olá, Juliana!
Que ótimo! Agradecemos o interesse em nossas atividades!
Volte sempre!
Denyse