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Atividade de português: Conjunções – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Elas desempenham relevante papel na ligação das ideias que compõem um texto, sabia? Por isso, fica o convite para você estudá-las no conto Maneira de amar, escrito por Carlos Drummond de Andrade! 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Maneira de amar

    O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

    Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

    O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

    Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste ____________ agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Histórias para o Rei”. Rio de Janeiro: Record, 1997.

 

Questões

Questão 1 – No fragmento “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.”, a conjunção “ou” indica:

a) as ações do jardineiro que se alternam.

b) as ações do jardineiro que se complementam.

c) as ações do jardineiro que se opõem.

d) as ações do jardineiro que se justificam.

 

Questão 2 – Sublinhe a conjunção que compõe esta passagem do texto:

“Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se […]”

 

Questão 3 – No período “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.”, a conjunção “entretanto” exprime:

a) uma concessão

b) uma ressalva

c) uma compensação

d) um contraste

 

Questão 4 – No trecho “[…] as flores ficaram tristes e censuravam-se […]”, a conjunção “e” une:

a) duas ações das flores.

b) um modo de ser e uma ação das flores.

c) duas características das flores.

d) um estado e uma ação das flores.

 

Questão 5 – O espaço apontado no texto foi corretamente preenchido na frase:

a) “[…] estou triste agora por que não posso tratá-lo mal.”

b) “[…] estou triste agora porque não posso tratá-lo mal.”

c) “[…] estou triste agora por quê não posso tratá-lo mal.”

d) “[…] estou triste agora porquê não posso tratá-lo mal.”

 

Questão 6 – A conjunção, presente na frase assinalada acima, introduz:

a) uma conclusão

b) uma adição

c) uma condição

d) uma explicação

 

Questão 7 – No segmento “O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora […]”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:

a) Contudo

b) Porquanto

c) Por isso

d) Todavia

 

Questão 8 – Pode-se afirmar que as conjunções analisadas anteriormente são:

(     ) coordenativas porque ligam orações independentes entre si,

(     ) subordinativas porque ligam orações dependentes entre si.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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