Início Atividades Atividade de português: Conjunções – 8º ano

Atividade de português: Conjunções – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Que tal analisar o funcionamento delas no texto O potencial de ecoturismo em Lages? Você saberia dizer, por exemplo, o que a conjunção adversativa “Porém” introduz na frase “Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado […]”? Um contraste, uma ressalva ou uma compensação? Vamos responder?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O potencial de ecoturismo em Lages

    Lages é conhecida pela sua festa anual de pinhões. As sementes da Araucária são apreciadas não apenas pelos visitantes da festa de pinhões, mas também pela população de charões, sendo o principal motivo da maior concentração dos charões no município. ____________, a araucária representa um recurso de grande potencial econômico e importância ecológica para os municípios da região serrana de Santa Catarina. Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado, direta ou indiretamente, à população de araucárias da região. […]

Maria Tereza Jorge Pádua. Disponível em: <http://www.oeco.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Observe atentamente esta passagem. Em seguida, sublinhe a conjunção que desempenha a função de unir ideias que se complementam:

As sementes da Araucária são apreciadas não apenas pelos visitantes da festa de pinhões, mas também pela população de charões […]

 

Questão 2 – A fim de estabelecer a relação de conclusão, o espaço deve ser completado com:

(     ) a conjunção “Embora”.

(     ) a conjunção “Porquanto”.

(     ) a conjunção “Portanto”.

 

Questão 3 – No trecho “Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado […]”, a conjunção adversativa destacada introduz:

(     ) um contraste

(     ) uma ressalva

(     ) uma compensação

 

Questão 4 – Assinale a frase em que a conjunção foi corretamente empregada:

(     ) Os charões concentram-se em Lages porque apreciam as sementes da Araucária.

(     ) Os charões concentram-se em Lages por que apreciam as sementes da Araucária.

(     ) Os charões concentram-se em Lages porquê apreciam as sementes da Araucária.

 

Questão 5 – No segmento “[…] direta ou indiretamente, à população de araucárias da região.”, a conjunção grifada é:

(     ) aditiva

(     ) explicativa

(     ) alternativa

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário