Atividade de português, voltada aos alunos do segundo ano do ensino médio, visa ao estudo das conjunções. Vamos entender os papéis desempenhados por elas na construção do texto O mistério da casa rosada? A atividade compõe-se de variadas questões!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 2º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 2º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Conjunções
O mistério da casa rosada
Ela era uma senhora muito bem arrumada, fina e discreta. Poucas pessoas haviam entrado em sua casa rosada, ensolarada e enorme como os casarões imponentes de uma época distante. Pouco se sabia da vida daquela mulher também, um ar de mistério encobria a história de uma pessoa tão distinta.
Um dia, porém, uma cena impensada, quase irreal, aconteceu. A cidade acordou com o grito desesperado da mulher no meio da rua, ela muito descabelada, ainda em trajes de dormir, gritava por socorro e tropeçava nas palavras. Ninguém entendia o que ela pronunciava, __________ o choro e o nervosismo se misturavam na sua fala. A multidão foi se aproximando, todos queriam tomar parte daquela situação tão inesperada. Até que a senhora gritou um nome com toda a força: “RODRIGO!!!”.
Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a frase em que uma conjunção foi empregada para a apresentação das características da senhora:
a) “Ela era uma senhora muito bem arrumada, fina e discreta.”
b) “Poucas pessoas haviam entrado em sua casa rosada, ensolarada e enorme […]”
c) “Pouco se sabia da vida daquela mulher também […]”
d) “[…] um ar de mistério encobria a história de uma pessoa tão distinta.”
Questão 2 – A conjunção, identificada na questão anterior, une:
a) dois períodos do texto.
b) palavras de uma mesma oração.
c) duas orações do texto.
d) nenhuma das opções anteriores.
Questão 3 – Levando-se em consideração a resposta acima, pode-se concluir que a conjunção é:
( ) coordenativa
( ) subordinativa
Questão 4 – Na passagem “[…] enorme como os casarões imponentes de uma época distante.”, a conjunção subordinativa “como” introduz:
a) uma causa
b) uma conformidade
c) uma exemplificação
d) uma comparação
Questão 5 – Em “Pouco se sabia da vida daquela mulher também […]”, “também” é:
( ) uma conjunção coordenativa aditiva.
( ) uma palavra denotativa de inclusão.
Questão 6 – No período “Um dia, porém, uma cena impensada, quase irreal, aconteceu.”, a conjunção em destaque é:
a) coordenativa alternativa
b) coordenativa adversativa
c) coordenativa explicativa
d) coordenativa aditiva
Questão 7 – A lacuna, indicada no texto, deve ser preenchida com a conjunção:
a) mas
b) por isso
c) pois
d) nem
Questão 8 – No período “A multidão foi se aproximando, todos queriam tomar parte daquela situação tão inesperada.”, a vírgula poderia ser substituída pela conjunção:
a) porque
b) por que
c) por quê
d) porquê
Questão 9 – No trecho que finaliza a narrativa, a conjunção subordinativa “Até que” inicia uma oração que exprime:
a) condição
b) finalidade
c) causa
d) tempo
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.