Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora conjunções. Vamos analisá-las? Então, responda às questões com base no texto Tem pulga na água!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Tem pulga na água!

    Para começo de conversa, a pulga-d’água tem esse nome porque se parece mesmo com a pulga inseto. Embora o corpo das duas seja parecido (e os saltos também!), a pulga-d’água não incomoda nem pica ninguém.

    Ela é minúscula mesmo, nasce com cerca de dois milímetros e atinge um centímetro de comprimento quando adulta. Como é um crustáceo – assim como os camarões e as lagostas – a pulga-d’água pode ser encontrada em ambientes aquáticos, geralmente em lagos, rios e até em pequenas poças. É difícil porém percebermos a sua presença na água, porque, além de minúscula, ela tem o corpo transparente. […]

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 234. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Grife a conjunção no segmento abaixo:

“[…] a pulga-d’água tem esse nome porque se parece mesmo com a pulga inseto.”

 

Questão 2 – No período “Embora o corpo das duas seja parecido (e os saltos também!), a pulga-d’água não incomoda nem pica ninguém.”, a conjunção grifada introduz uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 3 – Na passagem “Ela é minúscula mesmo, nasce com cerca de dois milímetros e atinge um centímetro de comprimento quando adulta.”, a conjunção sublinhada indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Em “Como é um crustáceo – assim como os camarões e as lagostas – a pulga-d’água pode ser encontrada […]”, há uma conjunção que introduz uma causa. Identifique-a:

 

 

Questão 5 – A passagem abaixo foi transcrita sem as vírgulas que separam a conjunção adversativa. Coloque-as:

 “É difícil porém percebermos a sua presença na água, porque, além de minúscula, ela tem o corpo transparente.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário