Atividade de português: Concordância verbal no texto “Números do lixo no Brasil” – 3º ano do ensino médio

    Atividade de Português destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Exige-se um olhar aguçado para a percepção das inadequações, colocadas propositalmente pela autora desta atividade, no que tange à concordância verbal na composição da notícia “Números do lixo no Brasil”. 

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Concordância Verbal

    Foram feitas algumas alterações, no que tange à concordância verbal, na escrita original da notícia a seguir. Observe:

Números do lixo no Brasil

    A quantidade de lixo produzido semanalmente por um ser humano são de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.

    Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados existir, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.

    Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. A fermentação gera dois produtos: o chorume e o gás metano.

    Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado! Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros. A título de comparação, o percentual de lixo urbano reciclado na Europa e nos EUA são de 40%.

Disponível em: http://www.ajudabrasil.org.

    Reescreva a notícia, fazendo as alterações necessárias, em consonância com a norma culta da Língua Portuguesa:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: