Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora a concordância verbal. Que tal analisar casos de concordância verbal? Para isso, responda às questões com base no texto sobre o protesto realizado por crianças contra a destruição da Amazônia. Em “Crianças à Câmara em defesa da Amazônia”, o espaço deve ser preenchido com o verbo “vem”, “vêm” ou “veem”? Vamos ao desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Crianças _______ à Câmara em defesa da Amazônia

    As queimadas na Amazônia, que tomam conta do noticiário recente, são assunto também nas salas de aula. Por conta disso, cerca de 40 alunos da Escola da Árvore (DF), com idades entre 4 e 11 anos, vieram à Câmara dos Deputados se manifestar. O protesto contra a destruição da floresta e pela proteção ao meio ambiente ocorreu no dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira.

    “A ideia de vir partiu delas. Durante toda a semana, eles trouxeram o tempo toda essa angústia com o que está acontecendo por lá. Muitas estavam angustiadas e até chorosas”, explicou o educador Ramon Almeida, que acompanhava o grupo. O tema foi debatido em sala de aula, com a participação de alguns pais de estudantes especialistas em meio ambiente e povos indígenas.

    Segurando um cartaz que dizia “Sim para a floresta, não para as queimadas”, Iriê Gustavo de Almeida Firmino, de 10 anos, justificou sua mensagem. “Sem a Amazônia, a gente vai morrer, ela dá oxigênio pra gente respirar”, disse.

    A deputada Joenia Wapichana (Rede/RR) recebeu o grupo e destacou a importância da iniciativa. “A lei maior do País diz que o meio ambiente, os povos indígenas, a Amazônia, devem ser protegidos. E todos têm esse papel de tomar conta desse patrimônio tão rico, tão importante não somente para o Brasil, mas para o planeta todo, e para as futuras gerações. Por isso é tão significativa a presença das crianças”, ressaltou a parlamentar indígena. “A voz da criança é uma voz sagrada. Então é mais do que justo vocês estarem aqui mostrando a cidadania desde criança”, arrematou.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Crianças           à Câmara em defesa da Amazônia”

 

O espaço deve ser preenchido com o verbo:

(     ) “vem”.

(     ) “vêm”.

(     ) “veem”.

 

Questão 2 – No período que introduz o texto, os verbos concordam com:

(     ) “As queimadas na Amazônia”.

(     ) “noticiário recente”.

(     ) “salas de aula”.

 

Questão 3 – Observe a concordância verbal nesta passagem do texto:

“[…] cerca de 40 alunos da Escola da Árvore (DF), com idades entre 4 e 11 anos, vieram à Câmara dos Deputados […]”

Nessa passagem, o verbo “vir” deveria estar no singular para concordar com a expressão “cerca de”, que exprime a ideia de coletivo singular.

 A afirmação acima sobre a concordância do verbo “vir” é:

(     ) falsa.

(     ) verdadeira.

(     ) parcialmente verdadeira.

 

Questão 4 – Na parte “O protesto contra a destruição da floresta e pela proteção ao meio ambiente ocorreu no dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira.”, o emprego do verbo no singular é:

(     ) proibido.

(     ) facultativo.

(     ) obrigatório.

 

Questão 5 – No segmento “Muitas estavam angustiadas e até chorosas […]”, o verbo no plural concorda com o pronome “Muitas”, que retoma um substantivo. Localize-o:

 

Questão 6 – Em “Por isso é tão significativa a presença das crianças”, o verbo “ser” concorda:

(     ) com um sujeito oculto.

(     ) com um sujeito simples.

(     ) com um sujeito indeterminado.

 

Questão 7 – Na frase “[…] vocês estarem aqui mostrando […]”, o verbo no infinitivo é:

(     ) impessoal.

(     ) pessoal flexionado.

(     ) pessoal não flexionado.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: