Atividade de Português permite que os estudantes do 9º ano analisem a concordância da expressão quantitativa “A maioria de”, na notícia Ipês dão o tom do inverno em Belo Horizonte.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ipês dão o tom do inverno em Belo Horizonte
O rosa e o roxo colorem vias, parques e jardins da capital, no espetáculo da floração, que faz parte do calendário de atrações da temporada na cidade
Um mês sem chuvas e Belo Horizonte começa a ganhar as cores dos ipês cor-de-rosa e roxos, num espetáculo que terá seu ponto alto em agosto, com a chegada do amarelo, o mais característico da região de mata atlântica da Serra do Curral e de cerrado, na Pampulha. De acordo com o doutor em ecologia Sérvio Pontes Ribeiro, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a maioria das espécies nas vias, parques e jardins da capital são nativas, sendo que apenas os ipês em tons de rosa, comuns nas principais avenidas do Centro de BH, vieram da Costa Rica.
Ribeiro explica que a floração da espécie é um “gatilho fisiológico” da planta em resposta ao período de seca: as folhas caem e o botão, com o acúmulo de água, floresce. Para quem passa pelas ruas da capital é puro deleite. E, se este ano os ipês não apresentarem o mesmo volume de flores visto em 2015, não é preciso se preocupar, pois se trata de um ajuste evolutivo da espécie, que ocorre ano a ano, para evitar os predadores de suas sementes.
E se agora começam a ser vistos os ipês-roxos, não espere uma sequência pré-determinada de cores. Sérvio Ribeiro diz que não há qualquer escala, embora haja uma tendência de que o ipê amarelo floresça em agosto, já que resiste mais às condições secas. No mais, câmera nas mãos e aproveite esse espetáculo até que venha a primavera.
Foto: Jair Amaral
Jornal “Estado de Minas”. Disponível em: http://www.em.com.br. Acesso em: 15/07/16.
Questões
Questão 1 – A finalidade do texto é:
a) conscientizar
b) entreter
c) instruir
d) informar
Questão 2 – “No mais, câmera nas mãos e aproveite esse espetáculo até que venha a primavera.”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:
a) ordem
b) pedido
c) convite
d) desejo
Questão 3 – “[…] a maioria das espécies nas vias, parques e jardins da capital são nativas […]”.
a) Identifique o sujeito a que se refere o verbo na oração acima:
b) Em consonância com a norma culta, o referido verbo poderia ser flexionado no singular? Explique:
Questão 4 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor semântico corretamente identificado nos parênteses é:
a) “[…] o mais característico da região de mata atlântica da Serra do Curral […]” (adição)
b) “[…] sendo que apenas os ipês em tons de rosa […] vieram da Costa Rica.” (restrição)
c) “[…] para evitar os predadores de suas sementes.” (causa)
d) “[…] não há qualquer escala, embora haja uma tendência […]” (oposição)
Questão 5 – Na passagem “Ribeiro explica que a floração da espécie é um “gatilho fisiológico” da planta em resposta ao período de seca: as folhas caem e o botão, com o acúmulo de água, floresce.”, os dois pontos anunciam:
a) uma citação.
b) uma enumeração.
c) uma explicação.
d) uma exemplificação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
Bom dia!
Depois que encontrei este site,consulto-o com frequência.
As atividades são arrumadas cuidadosamente e o fato de estarem prontas para imprimir é demais!
Indiquei vocês para outros professores da escola onde leciono.
Parabéns!!!