Atividade de português, direcionada aos alunos do 8º ano, visa à análise da concordância da expressão a maioria de, por meio de texto que discorre sobre o futebol.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Concordância “A maioria de” – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade de português: Concordância “A maioria de”
Leia:
O futebol é um dos esportes mais conhecidos no nosso país, e há quem o considere a maior diversão do povo brasileiro.
Um grande jogo de futebol pode reunir pessoas de várias regiões de um país e até de várias partes do mundo. Os estádios lotados mostram, além das torcidas organizadas, uma miscigenação de pessoas em que, geralmente, não há distinções étnicas, religiosas, socioeconômicas.
A maioria dos cidadãos torce por determinado time de futebol. A preferência se dá por livre escolha, pela emoção de torcer e pelo prazer de admirar seus jogadores prediletos.
[…]
Disponível em: http://www.fussballtempel.net.
Questões
Questão 1 – Na parte “[…] e há quem o considere […]”, o termo destacado substitui:
a) o futebol
b) povo brasileiro
c) um grande jogo de futebol
d) time de futebol
Questão 2 – Em “A maioria dos cidadãos torce por determinado time de futebol.”, o verbo grifado poderia ser flexionado no plural? Explique:
Questão 3 – Na passagem “Um grande jogo de futebol pode reunir pessoas de várias regiões de um país e até de várias partes do mundo.”, a palavra destacada indica uma:
a) correção
b) inclusão
c) prioridade
d) ênfase
Questão 4 – No trecho “A preferência se dá por livre escolha, pela emoção de torcer e pelo prazer de admirar seus jogadores prediletos.”, a vírgula sinaliza:
a) uma inserção de termo explicativo.
b) uma enumeração de aspectos.
c) uma inversão na ordem das orações.
d) uma omissão de termo oracional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.