Início Atividades Atividade de português: Sufixo – 8º ano

Atividade de português: Sufixo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os estudantes do 8º ano, propõe o estudo do sufixo, por meio de fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto:

    Ele foi contente. Como era tão simples viver na nossa terra! Quatro contos de réis por ano, tirados da terra, facilmente, docemente, alegremente! Oh! Terra abençoada! Como é que toda gente queria ser empregado público, apodrecer numa banca, sofrer na sua independência e no seu orgulho?  Como é que se preferia viver em casas apertadas, sem ar, sem luz, respirar um ambiente epidêmico, sustentar-se de maus alimentos, quando se podia tão facilmente obter uma vida feliz, farta, livre, alegre e saudável?

Triste fim de Policarpo Quaresma. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1965.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, são consequências da vida longe da “nossa terra”, exceto:

a) “Quatro contos de réis por ano […]”

b) “[…] viver em casas apertadas, sem ar, sem luz […]”

c) “[…] respirar um ambiente epidêmico […]”

d) “[…] sustentar-se de maus alimentos […]”

 

Questão 2 – Em “[…] tirados da terra, facilmente, docemente, alegremente!”, os sufixos que formam as palavras destacadas indicam:

a) afirmação

b) tempo

c) lugar

d) modo

 

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o verbo sublinhado é de ligação:

a) “Ele foi

b) “Como é que toda gente queria ser empregado público […]”

c) “Como é que se preferia viver em casas apertadas […]”

d) “[…] quando se podia tão facilmente obter uma vida feliz, farta, livre, alegre e saudável?”

 

Questão 4 – Identifique os substantivos equivalentes a estes adjetivos:

a) feliz: 

b) farta: 

c) livre: 

d) alegre: 

e) saudável: 

 

Questão 5 – No trecho “[…] quando se podia tão facilmente obter uma vida feliz, farta, livre, alegre e saudável?”, as vírgulas foram utilizadas para:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário