Atividade de Português, proposta para alunos do primeiro ano do ensino médio sobre os principais numerais: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Logo em seguida, avalia-se a função morfossintática dos numerais e finaliza com uma questão do mesmo estilo de vestibular sobre a palavra um. Olha esse exemplo… Um aluno fez a prova. ( Artigo indefinido ou numeral cardinal? ) 😎 😎 8-). Dá uma olhada nessa atividade e adapte-a se quiser! Um bom trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de Português: Classificação e morfossintaxe de numerais – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Classificação e morfossintaxe de numerais – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Classificação e morfossintaxe de numerais – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade sobre tipo de numerais
1) Classifique os numerais como cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Havia dois alunos na sala.
b) Estávamos no décimo
c) Ela estava perto do apartamento um.
d) Não esqueço o primeiro
e) Nós ganhamos o dobro de dinheiro.
f) Um terço dos alunos faltaram.
g) Ana comeu um quarto da torta.
h) Essa situação causou a Segunda
i) André foi o terceiro a entregar o relatório.
j) Beatriz leu oito livros este ano.
k) Metade da faxina já foi realizada no Domingo.
l) Somente vinte professores participaram da palestra.
m) Vamos apresentar agora a vigésima
2) Classifique os numerais como numerais com função substantiva ou adjetiva:
a) Os dois alunos entregaram a prova.
b) Eu conheço essas três.
c) Os primeiros já foram chamados.
d) Os primeiros alunos já foram chamados.
e) Os quatro amigos foram à festa.
e) Os quatro foram à festa.
3) A alternativa em que a palavra “um” é considerada numeral é:
a) Conheço um brasileiro que mora na Austrália.
b) De todos os alunos, só um sabe matemática.
c) Um homem qualquer caminhava pela rua.
d) Conheço um rapaz que joga vôlei.
e) Um amigo me telefonou esses dias.
4) Analise as alternativas:
I – Dois é um numeral cardinal.
II – Primeiro é um numeral ordinal.
III – Um terço é um numeral fracionário.
a) Todas as respostas estão corretas.
b) Nenhuma está correta.
c) A II está errada.
d) Somente a II e III estão erradas.
e) A I está correta em parte.
5) Qual a alternativa traz uma palavra com intenção comunicativa de numeral:
a) Os políticos chegaram cedo àquele evento em Brasília.
b) Se alguns dos teus amigos vierem, podemos jogar bastante.
c) Todas as pessoas que conheço não são professoras ou médicas.
d) Pode me alcançar um lápis que está no meu estojo?
e) Ambos reuniram-se na empresa do primo de Julia.
6) Analise as alternativas:
I – Quando queremos contar a quantidade de frutas que estão dentro de uma cesta, utilizamos os numerais cardinais.
II – Dois quartos é uma expressão numérica fracionária.
III – Um terço é um numeral multiplicativo.
a) Todas as respostas estão corretas.
b) Nenhuma está correta.
c) A II está errada.
d) Somente a I e III estão erradas.
e) A I está correta em parte.
7) Escreva um exemplo de cada tipo de numeral solicitado:
CARDINAL:
ORDINAL:
MULTIPLICATIVO:
FRACIONÁRIO:
BOA ATIVIDADE !
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.
1 comentário
Na questão 6, a frase I não estaria correta também? O numeral cardinal é usado para indicar quantidade, não?