Atividade de português, voltada para aos alunos do 6º ano, propõe o estudo das aspas, por meio de texto que nos conta sobre o livro Flávia e o bolo de chocolate, escrito por Miriam Leitão.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Aspas – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Aspas – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Aspas – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto sobre o livro “Flávia e o bolo de chocolate”, escrito por Miriam Leitão:
Detesto marrom!
O difícil caminho percorrido por Flávia para aprender o valor que toda cor deve ter
Branco, amarelo, vermelho… Que cor você prefere? Flávia não gosta de ser negra e decretou: “detesto marrom!”. Então, sua mãe disse: “de hoje em diante tudo o que for marrom não entra mais nesta casa, começando pelo bolo de chocolate”. Que catástrofe!
Flávia ficou revoltada. “Logo o bolo de chocolate, o mais gostoso!” Mas manteve sua posição. Depois veio o sorvete de cacau, o bombom… Ela olhava a mãe de banda, sem dar o braço a torcer. Até a praia entrou na lista (afinal, ela pode deixar a pele mais marrom ainda, não é?).
Será que Flávia vai continuar com essa história de não gostar de marrom? Duvido! E você?
Disponível em: <http://chc.org.br/detesto-marrom/>. Acesso em: 17 de novembro de 2016.
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho que resume a lição proporcionada pelo livro:
a) “O difícil caminho percorrido por Flávia para aprender o valor que toda cor deve ter”.
b) “Flávia não gosta de ser negra e decretou: detesto marrom”.”
c) “Então, sua mãe disse: “de hoje em diante tudo o que for marrom não entra mais […]”
d) “Flávia ficou revoltada.”
Questão 2 – O autor do texto conversa diretamente com leitor em:
a) “Detesto marrom!”
b) “Branco, amarelo, vermelho… Que cor você prefere?”
c) “Que catástrofe!”
d) “Ela olhava a mãe de banda, sem dar o braço a torcer.”
Questão 3 – As aspas, utilizadas em algumas passagens do texto, indicam:
a) as partes mais importantes da história.
b) o uso de uma linguagem mais próxima do cotidiano.
c) as falas das personagens do livro.
d) os comentários sobre a obra.
Questão 4 – No trecho “Será que Flávia vai continuar com essa história de não gostar de marrom?”, a forma verbal destacada poderia ser substituída por:
a) continuou
b) continuaria
c) continua
d) continuará
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.