Atividade de português: Artigos definidos – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre os artigos definidos. Que tal analisá-los no texto sobre a cidade de Ewbank da Câmara? Então, responda às questões propostas a seguir. Na oração “[…] a Boa Ventura é uma delas.”, o termo “a” é preposição, artigo definido ou pronome pessoal oblíquo? Vamos ao desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                                   DATA:

PROF:                                                                                        TURMA:

NOME:

Leia:

Ewbank da Câmara

    Situada na Zona da Mata Mineira, distando aproximadamente 241 km de Belo Horizonte, Ewbank da Câmara é uma típica cidade para se desfrutar da natureza e descansar.

    A Barragem Chapéu das Duvas é um dos locais mais frequentados, tanto por turistas como por moradores da cidade, e abriga duas maravilhosas cachoeiras, a Boa Ventura é uma delas. 

    Ao lado da antiga Estação Ferroviária fica a Gruta, que segundo os nativos do município, é abençoada. A cidade é dona de um simpático povoado que adora receber os turistas com muita hospitalidade. 

Disponível em: <http://www.institutoestradareal.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Situada na Zona da Mata Mineira […]”, o vocábulo destacado é a contração de uma preposição com o artigo definido “a”. Assinale-a:

(     ) “de”.

(     ) “em”.

(     ) “por”.

 

Questão 2 – Na passagem “A Barragem Chapéu das Duvas é um dos locais mais frequentados […]”, o artigo definido “A” compõe um sujeito simples, cujo núcleo é:

(     ) “Barragem”.

(     ) “Chapéu”.

(     ) “Duvas”.

 

Questão 3 – Na oração “[…] a Boa Ventura é uma delas.”, o termo “a” é:

(     ) preposição.

(     ) artigo definido.

(     ) pronome pessoal oblíquo.

 

Questão 4 – Na parte “Ao lado da antiga Estação Ferroviária fica a Gruta, que segundo os nativos do município, é abençoada.”, o artigo definido “os” foi empregado:

(     ) em uma intercalação.

(     ) em uma enumeração.

(     ) em um deslocamento.

 

Questão 5 – No período “A cidade é dona de um simpático povoado que adora receber os turistas com muita hospitalidade.”, os artigos definidos:

(     ) indicam o mesmo número.

(     ) indicam gênero e número diferentes.

(     ) indicam o mesmo gênero e o mesmo número.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: