Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, orienta a análise sintática dos verbos. Verbo de ligação, intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo? Ficou na dúvida? Vamos diferenciá-los e entender o papel que desempenham no texto Cor de camaleão? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Análise sintática dos verbos
Verbos: de ligação, intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo
Leia:
Cor de camaleão
Era uma vez um camaleão que não mudava de cor.
O camaleão tentou comer tudo o que pudesse imaginar: moscas azuis, grilos verdinhos, e até besouros reluzentes. E acabou ficando doente, pegou febre amarela. Mas o amarelo se foi com a febre, e o camaleão não mudou de cor.
Ele decidiu então viajar de avião para bem longe, até o país das rosas e das violetas. Depois pegou um navio para ver se o balanço ou a brisa do mar o faziam mudar.
Foi pedir conselho aos especialistas das grandes cidades. Falou com médicos, costureiros, tintureiros. Voltou sem respostas, triste e solitário.
E como todo dia, foi à horta comer cenouras. Mas, nesse dia, do outro lado do canteiro, pela primeira vez ele encontrou um outro camaleão.
Pouco a pouco, foram mudando de cor juntinhos, e desapareceram no país dos camaleões.
DAHER, Andréia. “Cor de camaleão”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – A expressão “Era uma vez” é muito comum na introdução das histórias. Nesse contexto comunicativo, o verbo “Era” tem o sentido completo. Por isso, ele é:
a) de ligação.
b) intransitivo.
c) transitivo direto.
d) transitivo indireto.
Questão 2 – Na passagem “E acabou ficando doente […]”, o verbo de ligação destacado indica:
a) um modo de ser do camaleão.
b) uma característica do camaleão.
c) um estado do camaleão.
d) uma ação do camaleão.
Questão 3 – O verbo “ficando” liga ao sujeito a palavra “doente”. Ela é chamada de:
a) adjunto adverbial.
b) adjunto adnominal.
c) predicativo do sujeito.
d) predicativo do objeto.
Questão 4 – Na oração “[…] pegou febre amarela.”, o verbo “pegou” é:
a) de ligação porque indica um estado do sujeito.
b) transitivo direto porque precisa de complemento sem preposição.
c) transitivo indireto porque precisa de complemento com preposição.
d) é intransitivo porque tem sentido completo.
Questão 5 – No período “Foi pedir conselho aos especialistas das grandes cidades.”, o verbo “pedir” exige dois complementos: um sem preposição (objeto direto), outro com preposição (objeto indireto). Identifique:
a) o objeto direto do verbo “pedir”:
b) o objeto indireto do verbo “pedir”:
Questão 6 – Numere as frases abaixo de acordo com a orientação, atendendo à predicação dos verbos sublinhados:
(1) Verbo intransitivo
(2) Verbo transitivo direto
(3) Verbo transitivo indireto
(4) Verbo transitivo direto e indireto (bitransitivo)
(5) Verbo de ligação
( ) “Depois pegou um navio para ver se o balanço ou a brisa do mar […]”
( ) “Falou com médicos, costureiros, tintureiros.”
( ) “[…] pela primeira vez ele encontrou um outro camaleão.”
( ) “Voltou sem respostas, triste e solitário.”
( ) “E como todo dia, foi à horta comer cenouras.”
( ) “Pouco a pouco, foram mudando de cor juntinhos […]”
( ) “[…] e desapareceram no país dos camaleões.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.