Início Série8º ano Atividade de português: Advérbios interrogativos – 8º ano.

Atividade de português: Advérbios interrogativos – 8º ano.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os advérbios interrogativos. Trata-se daqueles vocábulos presentes nas perguntas, que indicam as circunstâncias de tempo, modo, lugar ou causa! Vamos estudá-los? Então, responda às questões com base no texto sobre a origem do chiclete! 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A origem do doce quase sem fim

    Toca o sinal. Fim da aula. Na porta da escola você passa pela banquinha de doces. E lá está o seu preferido: o chiclete. Que tentação! Você vai ao cinema. Na lanchonete escolhe pipoca, refrigerante e… chiclete. Em embalagens chamativas, de várias formas, cores e sabores. Também chamado de goma de mascar, o chiclete é campeão de vendas no Brasil: são cerca de 18 milhões deles vendidos por dia. Você imagina do que é feito o chiclete? Aliás, você já se perguntou como, quando e _______ surgiu o chiclete?

Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Na passagem “Aliás, você já se perguntou como […]”, a autora usou o advérbio interrogativo “como” porque quer saber:

(     ) o lugar em que o chiclete surgiu.

(     ) o meio com que o chiclete surgiu.

(     ) o modo com que o chiclete surgiu.

 

Questão 2 – No texto acima, uma expressão funciona como advérbio interrogativo que indica tempo. Assinale-a:

(     ) “passa”

(     ) “por dia”

(     ) “quando”

 

Questão 3 – Em “Que tentação!”, o termo grifado é:

(     ) um pronome relativo

(     ) um advérbio interrogativo

(     ) um advérbio de intensidade

 

Questão 4 – O advérbio interrogativo foi empregado corretamente na oração:

(     ) “[…] onde surgiu o chiclete?”

(     ) “[…] aonde surgiu o chiclete?”

(     ) “[…] donde surgiu o chiclete?”

 

Questão 5 – Na oração apontada anteriormente, o advérbio interrogativo modificou o sentido de um verbo que exprime um fato:

(     ) concluído

(     ) hipotético

(     ) inacabado

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário