Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, sobre advérbios e locuções adverbiais. Vamos analisá-los na construção do texto sobre Thomas Edison, o inventor da lâmpada? Então, faça com atenção esta atividade, composta de variadas questões!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Thomas Edison
Edison não conseguia se concentrar de jeito nenhum. Tinha sempre dois ou três empregos e passava o dia indo de um lado para outro. Adorava trocar mensagens, e se acostumou a escrever recados curtos e constantes, às vezes para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Apesar de ser um cara mais inteligente do que a média, sofria quando precisava ler um livro inteiro. Para completar, comia rápido e dormia pouco – e não conseguia se dedicar ao casamento conturbado, por falta de tempo. Se identificou? Claro, quem não tem esses problemas? Passar horas no twitter ou no celular, correr de um lado para o outro e ter pouco tempo disponível para tantas coisas que você tem que fazer são dramas que todo mundo enfrenta. Mas esse não é um mal do nosso tempo. O rapaz da história aí em cima era ninguém menos que Thomas Edison, o inventor da lâmpada. A década era a de 1870 e o aparelho que ele usava para mandar e receber mensagens, um telégrafo. O relato, que está em uma edição de 1910 do jornal New York Times, conta que quando Edison finalmente percebeu que seu problema era falta de concentração, parou tudo. Se fechou em seu escritório e se focou em um problema de cada vez. A partir daí, produziu e patenteou mais de 2 mil invenções. […]
Gisela Blanco. Superinteressante, julho/2012.
Questões
Questão 1 – No primeiro período do texto, a autora empregou um advérbio e uma locução adverbial que exprimem negação. Identifique-os:
a) advérbio de negação:
b) locução adverbial de negação:
Questão 2 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que o adjetivo sublinhado desempenha função de advérbio:
a) “[…] e se acostumou a escrever recados curtos e constantes […]”
b) “Para completar, comia rápido […]”
c) “[…] e não conseguia se dedicar ao casamento conturbado […]”
d) “[…] ter pouco tempo disponível para tantas coisas […]”
Questão 3 – No trecho “[…] às vezes para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.”, a locução “às vezes” poderia ser substituída pelo advérbio:
a) raramente
b) frequentemente
c) ocasionalmente
d) simultaneamente
Questão 4 – Na oração “Claro, quem não tem esses problemas?”, o advérbio destacado indica:
a) uma dúvida.
b) uma afirmação.
c) uma conclusão.
d) uma comparação.
Questão 5 – Na passagem “Apesar de ser um cara mais inteligente […]”, o advérbio “mais”:
a) intensifica o sentido do adjetivo “inteligente”.
b) complementa o sentido do adjetivo “inteligente”.
c) determina o sentido do adjetivo “inteligente”.
d) explica o sentido do adjetivo “inteligente”.
Questão 6 – O termo grifado é um advérbio de intensidade na frase:
a) “[…] às vezes para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.”
b) “Para completar, comia rápido e dormia pouco […]”
c) “[…] correr de um lado para o outro e ter pouco tempo disponível […]”
d) “A partir daí, produziu e patenteou mais de 2 mil invenções.”
Questão 7 – No fragmento “Mas esse não é um mal do nosso tempo.”, a palavra “mal” é:
a) um advérbio de modo.
b) um advérbio de intensidade.
c) um substantivo.
d) um adjetivo.
Questão 8 – Em “[…] quando Edison finalmente percebeu que seu problema era falta de concentração, parou tudo.”, registra-se a presença de um advérbio de tempo. Marque-o:
a) “quando”
b) “finalmente”
c) “percebeu”
d) “parou”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.