Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora os advérbios de tempo. Trata-se daqueles termos que indicam a ideia de tempo, em relação à ocorrência dos fatos! Que tal esmiúça-los no emocionante texto A disciplina do amor, escrito por Lygia Fagundes Telles? Nele, a autora nos conta sobre um cachorro que, mesmo depois de o dono ter morrido na segunda grande guerra, continuou a esperá-lo na esquina… Não deixe de lê-lo e, na sequência, de responder as questões sobre os advérbios de tempo!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de tempo no texto A disciplina do amor – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de tempo no texto A disciplina do amor – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de tempo no texto A disciplina do amor – 8º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A disciplina do amor
Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, “mas quem esse cachorro está esperando?”. Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho sempre voltado para “aquela” direção.
Lygia Fagundes Telles. “A disciplina do amor”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 99-100.
Questões
Questão 1 – Identifique a frase em que o termo destacado é um advérbio de tempo:
a) “Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro […]”
b) “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata […]”
c) “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou […]”
d) “[…] o focinho sempre voltado para “aquela” direção.”
Questão 2 – No primeiro parágrafo do texto, o advérbio “pontualmente” exprime:
a) lugar
b) tempo
c) modo
d) meio
Questão 3 – O advérbio de tempo “pontualmente” aponta para um fato:
a) previsível na vida do cachorro.
b) concluído na vida do cachorro.
c) contínuo na vida do cachorro.
d) hipotético na vida do cachorro.
Questão 4 – Em “A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia […]”, o advérbio de tempo sublinhado modifica o sentido do verbo:
a) “conhecia”
b) “passavam”
c) “faziam”
d) “correspondia”
Questão 5 – O trecho “[…] para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.” apresenta um advérbio de tempo. Assinale-o:
a) “logo”
b) “ali”
c) “lá”
d) “longe”
Questão 6 – Na passagem “Continuou a ir diariamente até a esquina […]”, o advérbio de tempo “diariamente” poderia ser substituído por:
a) comumente
b) imediatamente
c) cotidianamente
d) esporadicamente
Questão 7 – No segmento “Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido […]”, o termo grifado desempenha a função de:
( ) advérbio de tempo
( ) conjunção subordinativa temporal
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.