Início Série8º ano Atividade de português: Advérbios de tempo – 8º ano

Atividade de português: Advérbios de tempo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os advérbios de tempo. Vamos analisar as expressões que exprimem circunstâncias de tempo no interessante texto Você sabia que o desenho animado veio antes do cinema? Para tanto, responda às questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                            DATA:

PROF:                                                                                 TURMA:

NOME:

Leia:

Você sabia que o desenho animado veio antes do cinema?

    Nós, humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento. A ideia de animar imagens paradas é bem mais antiga que o cinema ou a TV. Há mais de 30 mil anos, na Pré-História, as pinturas nas cavernas já simulavam movimento com figuras de animais com várias patas, sugerindo que eles estavam correndo. Mas essas pinturas estáticas ainda não podiam ser chamadas de desenho animado. Tal como conhecemos hoje, o desenho animado baseia-se em uma ilusão de ótica descoberta no século 19 por um fisiologista belga chamado Plateau. Isso mesmo, o pai da animação é um médico!

    Depois que o cientista conseguiu descobrir a fórmula para a ilusão do movimento perfeito, vários outros inventores criaram suas próprias máquinas de desenho animado, que logo se tornaram uma febre entre adultos e crianças.

MAGALHÃES, Marcos. Ciência hoje das crianças, ago. 2010. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Grife o advérbio de tempo neste segmento do texto:

“Nós, humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento.”

 

Questão 2 – Na parte “[…] as pinturas nas cavernas já simulavam movimento […]”, o advérbio de tempo modifica o sentido de um verbo que indica:

(     ) um fato contínuo no passado.

(     ) um fato encerrado no passado.

(     ) um fato esporádico no passado.

 

Questão 3 – Na oração “Tal como conhecemos hoje […]”, o advérbio “hoje” acrescenta uma circunstância de tempo a um verbo, cujo sujeito está oculto. Identifique-o:

 

 

Questão 4 – O advérbio de tempo “hoje” compõe uma oração que exprime:

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 5 – No segmento “[…] que logo se tornaram uma febre […]”, o advérbio de tempo modifica o sentido de um verbo:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Neli 6 de maio - 14:54

Por gentileza, não estou conseguindo abrir o arquivo de respostas. Gostaria de conferir minhas respostas com o gabarito.
Agradeço-lhe o seu material. É de grande valor e tem me ajudado muito a estudar.
Obrigada, Neli

Responder
Denyse Lage Fonseca 7 de maio - 19:19

Olá, Neli!

Motiva-nos demais o fato de estarmos ajudando muito em seus estudos!

Com relação ao gabarito, pedimos, por favor, que envie um e-mail para ([email protected]), a fim de que o problema possa ser resolvido.

Agradecemos a presença e fazemos o convite para que volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário