Atividade de português: Advérbios de modo – 9º ano

    Atividade de  português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre advérbios de modo. Que tal analisá-los no texto A pesca como ameaça? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A pesca como ameaça

    Peixes cartilaginosos, em geral, têm poucos filhotes e chegam a ficar até dois anos sem se reproduzir. Assim, diferentemente da situação de outros peixes que colocam milhares de ovos de uma só vez, a pesca acaba tendo consequências muito mais graves sobre as populações de tubarões e raias.

    O peixe-serra, por ter um prolongamento cheio de espinhos na cabeça, muitas vezes é capturado acidentalmente em redes de pescadores. Outras vezes, porém, a pesca é intencional: como costumam viver em regiões rasas do oceano, frequentam zonas de desembocaduras de rios, estuários e manguezais, se tornam alvos fáceis da pesca com fins comerciais.

    Outros problemas graves para a sobrevivência da espécie são a poluição e degradação da zona costeira.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 263.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Reescreva o primeiro período do texto, substituindo a locução adverbial de modo pelo advérbio correspondente:

 

 

Questão 2 – O advérbio de modo, correspondente à locução usada no primeiro período do texto, deriva de um adjetivo. Identifique esse adjetivo:

 

 

Questão 3 – No trecho a seguir, há dois advérbios de modo. Sublinhe-os:

“Assim, diferentemente da situação de outros peixes que colocam milhares de ovos de uma só vez, a pesca acaba tendo consequências muito mais graves […]”

 

Questão 4 – Na passagem “[…] muitas vezes é capturado acidentalmente em redes de pescadores.”, o advérbio acrescenta uma circunstância de modo a um verbo na voz:

 

 

Questão 5 – Em “[…] como costumam viver em regiões rasas do oceano, […] se tornam alvos fáceis da pesca com fins comerciais.”, o termo “como” é:

(     ) preposição.

(     ) conjunção causal.

(     ) advérbio de modo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: