Início Série9º ano Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre advérbios de intensidade. Que tal analisar esses advérbios no texto A cientista que ajudou a mudar o mundo? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A cientista que ajudou a mudar o mundo

    Desde menina, Maria era curiosa demais. Gostava de fazer perguntas todo o tempo, era também muito decidida e se esforçava à beça pelo que queria. Será que você já ouviu falar dela? Ela é mais conhecida como Marie Curie (pronuncia-se marrí currí) e foi uma grande cientista, até hoje a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel (de física e de química!), a maior honra que um cientista pode receber no mundo. […]

 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 225.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho em que o advérbio grifado é de intensidade:

(     ) “[…] era também muito decidida […]”

(     ) “Será que você ouviu falar dela?”

(     ) “[…] até hoje a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel […]”

 

Questão 2 – Sublinhe o advérbio de intensidade a seguir:

 

“Desde menina, Maria era curiosa demais.”

 

Questão 3 – O advérbio sublinhado acima intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 4 – Na oração “[…] e se esforçava à beça pelo que queria.”, a locução destacada é:

(     ) adjetiva.

(     ) prepositiva.

(     ) adverbial de intensidade.

 

Questão 5 – Observe:

 

“Ela é mais conhecida como Marie Curie […]”

 

Nesse segmento, o vocábulo “mais” desempenha a função de:

(     ) pronome.

(     ) conjunção.

(     ) advérbio de intensidade.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário