Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. Vamos analisar os termos que intensificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios? Para isso, responda às questões com base no texto sobre o livro Um time muito especial!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Um time muito especial”
O visual do time não é de impor respeito: uniformes improvisados e rasgados. Os jogadores também são bastante diferentes: um zagueiro grandalhão e mudo, que parece não entender bem o que acontece; uma garota rebelde como armadora; um goleiro de óculo s; um ala asmático; o lateral direito é o único que parece normal; e o outro zaga não passa de um sonhador. Para o treinador do time rival, eles estavam completamente “fora do regulamento”, o que os impediu de disputar a final do campeonato mirim de futebol de salão da cidade. Mas para esses garotos o importante não era vencer o campeonato, e sim a amizade e o carinho que os unia e os transformavam num time muito especial.
Autora do livro: Jane Tutikian. Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.
Questões
Questão 1 – Há um advérbio de intensidade no trecho:
( ) “Um time muito especial”.
( ) “[…] eles estavam completamente ‘fora do regulamento’ […]”
( ) “Mas para esses garotos o importante não era vencer o campeonato […]”
Questão 2 – No trecho apontado anteriormente, o advérbio de intensidade modifica o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um advérbio.
Questão 3 – Sublinhe o advérbio de intensidade neste fragmento do texto:
“Os jogadores também são bastante diferentes […]”
Questão 4 – No fragmento acima, o advérbio intensifica o sentido do termo “diferentes”, que desempenha a função sintática de:
( ) aposto.
( ) objeto.
( ) predicativo do sujeito.
Questão 5 – Na oração “[…] que parece não entender bem o que acontece […]”, o advérbio “bem” intensifica o sentido do verbo:
( ) “parece”.
( ) “entender”.
( ) “acontece”.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.