Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre os advérbios de intensidade. Vamos estudá-los por meio da tira da Mafalda? Então, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
QUINO. “Mafalda inédita”. São Paulo: Martins Fontes, 1993, p.42.
Questões
Questão 1 – Na fala da Mafalda “Eu gosto do Natal porque as pessoas se amam muito mais.”, registra-se o emprego de dois advérbios que exprimem intensidade. Assinale-os:
( ) “amam”
( ) “muito”
( ) “mais”
Questão 2 – Os advérbios, identificados acima, intensificam o sentido de:
( ) um advérbio
( ) um adjetivo
( ) um verbo
Questão 3 – Na oração “Como fico feliz!”, o termo “Como” indica:
( ) uma pergunta feita pela amiga de Mafalda.
( ) a intensidade do estado de felicidade em que se encontra a amiga de Mafalda.
( ) uma comparação feita pela amiga de Mafalda.
Questão 4 – Na frase “Eu, então, você nem imagina o quanto eu me amo no Natal!”, “quanto” é:
( ) um advérbio de intensidade.
( ) um pronome relativo.
( ) um pronome indefinido.
Questão 5 – Na frase “Mafalda ficou bem decepcionada com o que sua amiga disse!”, o advérbio de intensidade “bem” modifica o sentido:
( ) do verbo “ficou”.
( ) do adjetivo “decepcionada”.
( ) do verbo “disse”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.