Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os advérbios de intensidade. Vamos analisar os termos que modificam o sentido de adjetivos, verbos e advérbios, exprimindo intensidade? Para tal, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro Travadinhas, escrito por Eva Furnari. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Travadinhas”

    Como diz a própria Eva: Esse é um livro de trava-línguas. Será que você consegue ler cada um deles bem depressa sem se atrapalhar? Para compor essas “travadinhas”, a autora inspirou-se na tradicional brincadeira dos trava-línguas: composições verbais cuja repetição de sons provoca dificuldades ao serem faladas em voz alta. Isso torna o texto, além de desafiador, muito engraçado e prazeroso para as crianças. Assim, brincando, pode ser possível tornar mais claras muitas questões ortográficas, sem falar no treino da dicção e no estímulo para a criação de novas travadinhas. As ilustrações, originais e divertidas, casam perfeitamente com o texto, ajudando o leitor a interagir com o texto.

Autora do livro: Eva Furnari. Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que contém um advérbio de intensidade:

(     ) “Para compor essas “travadinhas”, a autora inspirou-se na tradicional brincadeira […]”

(     ) “Assim, brincando, pode ser possível tornar mais claras muitas questões ortográficas […]”

(     ) “As ilustrações, originais e divertidas, casam perfeitamente com o texto […]”

 

Questão 2 – No trecho acima, o advérbio intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 3 – No período “Será que você consegue ler cada um deles bem depressa sem se atrapalhar?”, o advérbio de intensidade modifica o sentido de um advérbio que exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe este fragmento do texto:

“Isso torna o texto, além de desafiador, muito engraçado e prazeroso para as crianças.”

 

Questão 5 – O termo “bem” é um advérbio de intensidade na frase:

(     ) Este livro é bem interessante!

(     ) É inquestionável o bem que o livro faz!

(     ) As crianças conseguem entender bem este livro!

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: