Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os advérbios de intensidade. Vamos analisar os termos que modificam o sentido de adjetivos, verbos e advérbios, exprimindo intensidade? Para tal, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro Travadinhas, escrito por Eva Furnari.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Travadinhas”
Como diz a própria Eva: Esse é um livro de trava-línguas. Será que você consegue ler cada um deles bem depressa sem se atrapalhar? Para compor essas “travadinhas”, a autora inspirou-se na tradicional brincadeira dos trava-línguas: composições verbais cuja repetição de sons provoca dificuldades ao serem faladas em voz alta. Isso torna o texto, além de desafiador, muito engraçado e prazeroso para as crianças. Assim, brincando, pode ser possível tornar mais claras muitas questões ortográficas, sem falar no treino da dicção e no estímulo para a criação de novas travadinhas. As ilustrações, originais e divertidas, casam perfeitamente com o texto, ajudando o leitor a interagir com o texto.
Autora do livro: Eva Furnari. Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho que contém um advérbio de intensidade:
( ) “Para compor essas “travadinhas”, a autora inspirou-se na tradicional brincadeira […]”
( ) “Assim, brincando, pode ser possível tornar mais claras muitas questões ortográficas […]”
( ) “As ilustrações, originais e divertidas, casam perfeitamente com o texto […]”
Questão 2 – No trecho acima, o advérbio intensifica o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um advérbio.
Questão 3 – No período “Será que você consegue ler cada um deles bem depressa sem se atrapalhar?”, o advérbio de intensidade modifica o sentido de um advérbio que exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe este fragmento do texto:
“Isso torna o texto, além de desafiador, muito engraçado e prazeroso para as crianças.”
Questão 5 – O termo “bem” é um advérbio de intensidade na frase:
( ) Este livro é bem interessante!
( ) É inquestionável o bem que o livro faz!
( ) As crianças conseguem entender bem este livro!
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.