Início Série8º ano Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora os advérbios de intensidade. Que tal analisar os termos que intensificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios? Para tanto, responda às variadas questões propostas com base no curioso texto Por que as estrelas caem? Em “Já os maiores – as populares estrelas cadentes ou meteoros, como os cientistas identificam –, brilham tanto ao pegarem fogo que podem ser vistos da superfície da Terra.”, qual termo é um advérbio de intensidade? Vamos ao desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que as estrelas caem?

    Para início de conversa, estrelas não caem. As pessoas juram ver estrelas riscando o céu, mas, na verdade, são meteoros. A palavra “meteoro” vem do grego meteoron e significa “fenômeno no céu”. Dezenas de milhares de objetos sólidos, chamados pelos astrônomos de meteoroides, caem na Terra todos os anos vindos do espaço extraterrestre. São pedaços de rochas e de metal. Alguns são tão grandes que pesam toneladas. Em contato com atmosfera do planeta, esses objetos pegam fogo e emitem tanta luz que, de longe, parecem uma estrela despencando.

    Quando atravessam a atmosfera do nosso planeta, os menores objetos são reduzidos a cinzas imediatamente, emitem pouca luz e nem sempre são visíveis. Já os maiores – as populares estrelas cadentes ou meteoros, como os cientistas identificam –, brilham tanto ao pegarem fogo que podem ser vistos da superfície da Terra. Alguns pedaços até resistem ao incêndio e caem no solo como verdadeiras bolas de fogo – seriam outra modalidade de “estrela cadente”.

    Esses grandes pedaços de material vindo do espaço iluminam uma grande área do céu à noite e, às vezes, até de dia. Sua passagem extremamente rápida através da atmosfera cria um ruído estrondoso que pode ser percebido a grandes distâncias. Vimos que algumas vezes a explosão causa o desaparecimento completo do meteoro, transformando-o em poeira. Mas, por vezes, produz fragmentos, uma espécie de “chuveiro”, que caem aos milhares no solo e são batizados como meteoritos.

    É muito raro, mas, algumas vezes, um objeto celeste de grande massa, pesando milhares de toneladas, penetra a atmosfera terrestre e, pelo impacto com o solo, se vaporiza quase completamente. Contudo, deixa sua marca: quando bate na terra firme, produz um enorme buraco. Já viu esta cena no filme do Super-Homem? Um exemplo real desses imensos buracos é a cratera de Barringer, encontrada no Arizona, nos Estados Unidos. Procure-a nos livros ou dê uma pesquisa na Internet.

    Agora, quando olhar para o céu e vir algo parecido com uma estrela caindo, encha os pulmões e grite, antes que alguém faça um pedido:

    – É um meteoro!

Rosa Scorzelli. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 180. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O advérbio destacado exprime intensidade no trecho:

(     ) “[…] os menores objetos são reduzidos a cinzas imediatamente […]”

(     ) “[…] pelo impacto com o solo, se vaporiza quase completamente.”

(     ) “É muito raro, mas, algumas vezes, um objeto celeste de grande massa […]”

 

Questão 2 – No segmento “Alguns são tão grandes que pesam toneladas.”, o advérbio “tão” foi empregado para intensificar o sentido de:

(     ) um estado do sujeito.

(     ) um modo de ser do sujeito.

(     ) uma característica do sujeito.

 

Questão 3 – No trecho “Em contato com atmosfera do planeta, esses objetos pegam fogo e emitem tanta luz […]”, o vocábulo grifado funciona como:

(     ) conjunção.

(     ) pronome indefinido.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe este período do texto:

“Já os maiores – as populares estrelas cadentes ou meteoros, como os cientistas identificam –, brilham tanto ao pegarem fogo que podem ser vistos da superfície da Terra.”

 

Questão 5 – No período acima, o advérbio sublinhado intensifica o sentido:

(     ) de um verbo.

(     ) de um adjetivo.

(     ) de um advérbio.

 

Questão 6 – Releia esta passagem do texto:

“Sua passagem extremamente rápida através da atmosfera cria um ruído estrondoso que pode ser percebido a grandes distâncias.”

Nessa passagem, há um advérbio de intensidade que modifica o sentido do adjetivo:

(     ) “rápida”.

(     ) “estrondoso”.

(     ) “grandes”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário