Início Série9º ano Atividade de português: Advérbios – 9º ano

Atividade de português: Advérbios – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios. Advérbio de tempo, de lugar, de modo… Vamos analisar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios no texto Como funcionam as auroras boreal e austral? Então, responda às variadas questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                       DATA:

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Como funcionam as auroras boreal e austral?

    Quando chove e faz sol ao mesmo tempo costuma surgir um belo arco-íris para colorir o céu. Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral. Vou contar para você como é que isso funciona…

    Todas duas acontecem por causa dos ventos solares, um fenômeno que, como o nome indica, se inicia no Sol. São explosões fortes, que jogam para fora da atmosfera solar partículas com carga elétrica. Essas partículas viajam em todas as direções, inclusive em direção à Terra, com velocidade acima de um milhão de quilômetros por hora! Aí, quando passam pela camada mais externa da nossa atmosfera, a ionosfera, elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali. Está acompanhando? Então, vamos seguir!

    Você já deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante. Pois, é verdade. Seus polos – isto é, o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta – atraem essas partículas dos ventos solares que, como vimos, se chocam com os átomos da nossa atmosfera, liberando energia na forma de luz verde e vermelha. A tonalidade verde é gerada pela colisão das partículas que vieram do Sol com as moléculas de oxigênio, já a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio.

    Agora fica mais fácil entender, que, ao contrário do arco-íris – um fenômeno que pode ocorrer em qualquer parte da Terra –, as auroras não acontecem em qualquer lugar. Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles, por causa da história da atração que vimos no parágrafo anterior.

    Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente. Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal. Já na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.

    Eu adoraria presenciar uma aurora dessas, você não?

Jorge Molina. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 238.

Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe o advérbio interrogativo a seguir:

 “Como funcionam as auroras boreal e austral?”

 

Questão 2 – O advérbio interrogativo, sublinhado anteriormente, exprime uma circunstância de:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Observe o advérbio de intensidade neste período do texto:

“Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral.”

Nesse período, o advérbio de intensidade modifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 4 – O termo destacado é um advérbio de tempo no segmento:

(     ) “Você deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante.”

(     ) “[…] a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio”

(     ) “ na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.”

 

Questão 5 – Identifique a passagem que apresenta um advérbio de lugar:

(     ) “[…] elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali.”

(     ) “Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles […]”

(     ) “Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal.”

 

Questão 6 – No fragmento “[…] as auroras não acontecem em qualquer lugar.”, há um advérbio que se classifica como:

(     ) advérbio de dúvida.

(     ) advérbio de negação.

(     ) advérbio de afirmação.

 

Questão 7 – Em “Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente.”, o vocábulo “onde” desempenha a função de:

(     ) pronome relativo.

(     ) advérbio de lugar.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Isis Lima 16 de setembro - 16:40

Obrigada por compartilhar seu trabalho. Ajuda muito!

Responder
Denyse Lage Fonseca 16 de setembro - 16:59

Olá, Isis!

É muito gratificante o fato de estarmos ajudando!

Muito obrigada pro interagir conosco!

Volte sempre!

Denyse

Responder

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