Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios. Advérbio de tempo, de lugar, de modo… Vamos analisar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios no texto Como funcionam as auroras boreal e austral? Então, responda às variadas questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como funcionam as auroras boreal e austral?
Quando chove e faz sol ao mesmo tempo costuma surgir um belo arco-íris para colorir o céu. Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral. Vou contar para você como é que isso funciona…
Todas duas acontecem por causa dos ventos solares, um fenômeno que, como o nome indica, se inicia no Sol. São explosões fortes, que jogam para fora da atmosfera solar partículas com carga elétrica. Essas partículas viajam em todas as direções, inclusive em direção à Terra, com velocidade acima de um milhão de quilômetros por hora! Aí, quando passam pela camada mais externa da nossa atmosfera, a ionosfera, elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali. Está acompanhando? Então, vamos seguir!
Você já deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante. Pois, é verdade. Seus polos – isto é, o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta – atraem essas partículas dos ventos solares que, como vimos, se chocam com os átomos da nossa atmosfera, liberando energia na forma de luz verde e vermelha. A tonalidade verde é gerada pela colisão das partículas que vieram do Sol com as moléculas de oxigênio, já a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio.
Agora fica mais fácil entender, que, ao contrário do arco-íris – um fenômeno que pode ocorrer em qualquer parte da Terra –, as auroras não acontecem em qualquer lugar. Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles, por causa da história da atração que vimos no parágrafo anterior.
Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente. Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal. Já na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.
Eu adoraria presenciar uma aurora dessas, você não?
Jorge Molina. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 238.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Sublinhe o advérbio interrogativo a seguir:
“Como funcionam as auroras boreal e austral?”
Questão 2 – O advérbio interrogativo, sublinhado anteriormente, exprime uma circunstância de:
( ) modo.
( ) causa.
( ) tempo.
Questão 3 – Observe o advérbio de intensidade neste período do texto:
“Mas existe outro fenômeno, mais intenso, que enche o céu de cor e impressiona os olhos de quem vê, as auroras boreal e austral.”
Nesse período, o advérbio de intensidade modifica o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um advérbio.
Questão 4 – O termo destacado é um advérbio de tempo no segmento:
( ) “Você já deve ter ouvido falar que a Terra funciona como um ímã gigante.”
( ) “[…] já a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio”
( ) “Já na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.”
Questão 5 – Identifique a passagem que apresenta um advérbio de lugar:
( ) “[…] elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali.”
( ) “Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles […]”
( ) “Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal.”
Questão 6 – No fragmento “[…] as auroras não acontecem em qualquer lugar.”, há um advérbio que se classifica como:
( ) advérbio de dúvida.
( ) advérbio de negação.
( ) advérbio de afirmação.
Questão 7 – Em “Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente.”, o vocábulo “onde” desempenha a função de:
( ) pronome relativo.
( ) advérbio de lugar.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Obrigada por compartilhar seu trabalho. Ajuda muito!
Olá, Isis!
É muito gratificante o fato de estarmos ajudando!
Muito obrigada pro interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse