Atividade de português: Advérbios – 9º ano

Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, explora os advérbios. Vamos analisar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios, exprimindo diferentes circunstâncias? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

“Tá na mesa, pessoal!”

Para além de sabor e nutrientes, alimentos têm afeto, ciência e criatividade

    Comer é uma necessidade. Afinal, por meio dos alimentos, a gente consegue os nutrientes necessários para crescer de forma saudável, ficar inteligente e guardar energia para estudar e brincar! Além disso, trata-se de algo muito gostoso, né?!

    Quem já não se deliciou com aquela colorida salada de frutas, ou sentiu saudades do bolo de chocolate da vovó? (Ops! Por falar nisso, bateu aqui uma dúvida bem diferente: qual será a diferença entre o nosso almoço e as “refeições” dos animais?)

    A resposta está na maneira como preparamos nossos alimentos. Enquanto os bichos comem alimentos crus, que vivem na natureza – como plantas, frutas e outros animais, abatidos por meio da caça –, os seres humanos preparam a comida cuidadosamente: eles plantam, colhem, lavam, selecionam e, por fim, cozinham.

    Quando o homem das cavernas descobriu o fogo, há milhões de anos, aproveitou as chamas para esquentar os alimentos. Foi, então, que nossos ancestrais perceberam algo: cozidas, as comidas ficavam mais saborosas, além de mais fáceis de cortar e de mastigar. Estavam, ainda, livres de microrganismos ruins para a saúde.

Luana Cruz. Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”. 2017, p.26-27. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O advérbio é o termo que modifica o sentido de um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Atentando-se a isso, identifique a passagem em que o termo sublinhado é um advérbio:

(     ) “A resposta está na maneira como preparamos nossos alimentos.”

(     ) “[…] aproveitou as chamas para esquentar os alimentos.”

(     ) “[…] perceberam algo: cozidas, as comidas ficavam mais saborosas […]”

 

Questão 2 – Na frase “[…] a gente consegue os nutrientes necessários para crescer de forma saudável […]”, a locução destacada desempenha função:

(     ) adjetiva.

(     ) adverbial.

(     ) substantiva.

 

Questão 3 – No segmento “Além disso, trata-se de algo muito gostoso, né?! “, o advérbio “muito” intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 4 – Releia este período do texto:

“Quem já não se deliciou com aquela colorida salada de frutas, ou sentiu saudades do bolo de chocolate da vovó?”

Nesse período do texto, há dois advérbios que são classificados respectivamente como:

(     ) de tempo e de negação.

(     ) de dúvida e de negação.

(     ) de modo e de afirmação.

 

Questão 5 – Em “[…] bateu aqui uma dúvida […]”, o advérbio grifado modifica o sentido de:

(     ) um verbo no pretérito perfeito.

(     ) um verbo no pretérito imperfeito.

(     ) um verbo no pretérito mais-que-perfeito.

 

Questão 6 – Na parte “[…] uma dúvida bem diferente […]”, o vocábulo “bem” é:

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

(     ) um substantivo.

 

Questão 7 – Na oração “[…] os seres humanos preparam a comida cuidadosamente […]”, o advérbio exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Reescreva o fragmento abaixo, substituindo a locução pelo advérbio equivalente:

 “[…] eles plantam, colhem, lavam, selecionam e, por fim, cozinham.”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: