Atividade de português: Advérbios – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios. Eles podem indicar tempo, lugar, intensidade, modo… Que tal analisá-los no curioso texto Como o cabelo é formado? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como o cabelo é formado?

    Todos os mamíferos possuem pelos, os gatos, cachorros, vacas, e nós, seres humanos. Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.

    O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pelos espalhados por nosso corpo! No fundo desse folículo, existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.

    Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina? Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que vão se ajuntar, vão se empacotando e formando o pelo.

    O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira. E finalmente a cutícula do pelo que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.

    Os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente, por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acreditem: nós temos cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça e os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!

Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – O vocábulo destacado funciona como advérbio no trecho:

(     ) “Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.”

(     ) “Você ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina?”

(     ) “O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis.”

 

Questão 2 – Em “Como o cabelo é formado?”, o advérbio interrogativo grifado indica:

(     ) lugar

(     ) modo

(     ) causa

 

Questão 3 – O termo sublinhado é um advérbio de lugar na passagem:

(     ) “[…] num local chamado folículo piloso.”

(     ) “No fundo desse folículo, existe um grupinho de células […]”

(     ) “[…] e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.”

 

Questão 4 – O advérbio de tempo “constantemente” poderia ser substituído por:

(     ) “continuamente”

(     ) “esporadicamente”

(     ) “concomitantemente”

 

Questão 5 – No período “Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira.”, o advérbio “Depois” acrescenta uma circunstância de tempo ao verbo:

(     ) “vem”

(     ) “corresponde”

(     ) “seria”

 

Questão 6 – Em “A parte mais interna é a medula […]”, o advérbio “mais” intensifica o sentido de:

(     ) um verbo

(     ) um adjetivo

(     ) um advérbio

 

Questão 7 – Na parte “[…] não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.”, o advérbio “não” modifica o sentido de um verbo, cujo sujeito é:

(     ) oculto

(     ) inexistente

(     ) indeterminado

 

Questão 8 – No segmento “[…] essas características são determinadas geneticamente […]”, o advérbio “geneticamente” indica:

(     ) o meio com que essas características são determinadas.

(     ) o modo com que essas características são determinadas.

(     ) o tempo com que essas características são determinadas.

 

Questão 9 – Na frase “[…] nossos cabelos podem ser bem parecidos […]”, o advérbio “bem”:

(     ) define o sentido de “parecidos”.

(     ) intensifica o sentido de “parecidos”.

(     ) complementa o sentido de “parecidos”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: