Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios. Eles podem indicar tempo, lugar, intensidade, modo… Que tal analisá-los no curioso texto Como o cabelo é formado? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios – 9º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como o cabelo é formado?
Todos os mamíferos possuem pelos, os gatos, cachorros, vacas, e nós, seres humanos. Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.
O cabelo começa a ser formado abaixo da pele, num local chamado folículo piloso. Dentro da nossa pele existem milhares de folículos pilosos. Por isso, temos milhares de fios de cabelo e pelos espalhados por nosso corpo! No fundo desse folículo, existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.
Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina? Na raiz, essas células produzem filamentos de queratina, que vão se ajuntar, vão se empacotando e formando o pelo.
O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira. E finalmente a cutícula do pelo que seria o revestimento que envolve nosso lápis. Como os fios de cabelo são fininhos, não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.
Os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados ou lisos e essas características são determinadas geneticamente, por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acreditem: nós temos cerca de 100 a 150 mil fios de cabelo na cabeça e os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – O vocábulo destacado funciona como advérbio no trecho:
( ) “Os pelos que temos na cabeça são chamados de cabelos.”
( ) “Você já ouviu falar que o nosso cabelo é formado de queratina?”
( ) “O cabelo é formado por 3 partes, como se fosse um lápis.”
Questão 2 – Em “Como o cabelo é formado?”, o advérbio interrogativo grifado indica:
( ) lugar
( ) modo
( ) causa
Questão 3 – O termo sublinhado é um advérbio de lugar na passagem:
( ) “[…] num local chamado folículo piloso.”
( ) “No fundo desse folículo, existe um grupinho de células […]”
( ) “[…] e empurrado para cima, assim ele vai crescendo.”
Questão 4 – O advérbio de tempo “constantemente” poderia ser substituído por:
( ) “continuamente”
( ) “esporadicamente”
( ) “concomitantemente”
Questão 5 – No período “Depois vem o córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira.”, o advérbio “Depois” acrescenta uma circunstância de tempo ao verbo:
( ) “vem”
( ) “corresponde”
( ) “seria”
Questão 6 – Em “A parte mais interna é a medula […]”, o advérbio “mais” intensifica o sentido de:
( ) um verbo
( ) um adjetivo
( ) um advérbio
Questão 7 – Na parte “[…] não conseguimos enxergar essas 3 camadas sem a ajuda de um microscópio.”, o advérbio “não” modifica o sentido de um verbo, cujo sujeito é:
( ) oculto
( ) inexistente
( ) indeterminado
Questão 8 – No segmento “[…] essas características são determinadas geneticamente […]”, o advérbio “geneticamente” indica:
( ) o meio com que essas características são determinadas.
( ) o modo com que essas características são determinadas.
( ) o tempo com que essas características são determinadas.
Questão 9 – Na frase “[…] nossos cabelos podem ser bem parecidos […]”, o advérbio “bem”:
( ) define o sentido de “parecidos”.
( ) intensifica o sentido de “parecidos”.
( ) complementa o sentido de “parecidos”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.