Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, visa ao estudo dos advérbios. Eles modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios! Que tal aprender mais sobre eles? Então, fica o convite para que você responda às questões com base no texto Tarde de Sábado, escrito por Cecília Meireles!
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Tarde de sábado
A tardezinha de sábado, um pouco cinzenta, um pouco fria, parece não possuir nada de muito particular para ninguém. Os automóveis deslizam; as pessoas entram e saem dos cinemas; os namorados conversam por aqui e por ali; os bares funcionam ativamente, numa fabulosa produção de sanduíches e cachorros‐quentes. Apesar da fresquidão, as mocinhas trazem nos pés sandálias douradas, enquanto agasalham a cabeça em echarpes de muitas voltas.
Tudo isso é rotina. Há um certo ar de monotonia por toda parte. O bondinho do Pão de Açúcar lá vai cumprindo o seu destino turístico, e moços bem falantes explicam, de lápis na mão, em seus escritórios coloridos e envidraçados, apartamentos que vão ser construídos em poucos meses, com tantos andares, vista para todos os lados, vestíbulos de mármore, tanto de entrada, mais tantas prestações, sem reajustamento – o melhor emprego de capital jamais oferecido! (…)
Andam barquinhos pela baía, com um raio de sol a brilhar nas velas; há uns pescadores carregados de linhas, samburás, caniços, muito compenetrados da sua perícia; há famílias inteiras que não se sabe de onde vêm nem se pode imaginar para onde vão, e que ocupam muito lugar na calçada, com a boca cheia de coisas que devem ser balas, caramelos, pipocas, que passam de uma bochecha para a outra e lhes devem causar uma delícia infinita.
Cecília Meireles. “Escolha o seu sonho”. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – No princípio do texto, a autora caracteriza a tardezinha de sábado. Para tal, ela emprega advérbios que intensificam o sentido das referidas características. Sublinhe-os:
“A tardezinha de sábado, um pouco cinzenta, um pouco fria, parece não possuir nada de muito particular para ninguém.”
Questão 2 – Na passagem “[…] os bares funcionam ativamente, numa fabulosa produção de sanduíches e cachorros‐quentes.”, o advérbio destacado indica:
a) o lugar em que os bares funcionam.
b) o tempo com que os bares funcionam.
c) o modo com que os bares funcionam.
d) o meio com que os bares funcionam.
Questão 3 – Na oração “[…] os namorados conversam por aqui e por ali […]”, “aqui” e “ali” desempenham a função de:
a) advérbios de lugar
b) advérbios de modo
c) advérbios de tempo
d) advérbios de afirmação
Questão 4 – No texto acima, o advérbio de intensidade “bem” modifica o sentido do adjetivo “falantes”, que caracteriza:
a) “as pessoas que entram e saem dos cinemas”.
b) “os namorados que conversam por aqui e por ali”.
c) “as mocinhas que trazem nos pés sandálias douradas”.
d) “moços que explicam, de lápis na mão, em seus escritórios coloridos e envidraçados”.
Questão 5 – No fragmento “[…] o melhor emprego de capital jamais oferecido!”, o advérbio grifado exprime:
a) negação
b) tempo
c) causa
d) dúvida
Questão 6 – Em “[…] há famílias inteiras que não se sabe de onde vêm […], o termo “onde” é:
a) um pronome relativo
b) um advérbio de lugar
c) um pronome indefinido
d) um advérbio interrogativo
Questão 7 – No trecho “[…] as mocinhas trazem nos pés sandálias douradas, enquanto agasalham a cabeça […]”, a palavra “enquanto” é:
a) um substantivo
b) uma preposição
c) um advérbio de tempo
d) uma conjunção subordinativa temporal
Questão 8 – Assinale a frase em que o termo “muito” é um advérbio:
( ) “[…] muito compenetrados da sua perícia […]”
( ) “[…] e que ocupam muito lugar na calçada […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.