Atividade de português: Advérbios – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os advérbios. Advérbio de tempo, de modo, de intensidade, de lugar, de negação… Vamos analisá-los no texto Quem foi inventado primeiro: o sorvete ou a geladeira? Já adianto para você que foi o sorvete! Sério? Sim! Descubra o porquê, lendo o texto! E, não deixe de responder às variadas questões sobre o conteúdo proposto!

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Quem foi inventado primeiro: o sorvete ou a geladeira?

    Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.

    Apesar de estar cercada de lendas e muitas controvérsias, sabe-se que a história do sorvete tem uma forte ligação com a evolução das técnicas de refrigeração. Em 1100 a.C., os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente no inverno para usá-lo durante o verão. Afinal, ninguém ia querer ficar tomando sorvete num frio de lascar, não é mesmo?

    Até a criação do refrigerador mecânico, no final do século XIX, um cozinheiro, para servir sorvetes ou outras sobremesas e bebidas geladinhas em dias de calor, dependia de suprimentos naturais de gelo, retirados de lagos e rios durante o inverno ou do alto das montanhas.

    Para que fosse conservado, esse gelo era armazenado em depósitos subterrâneos revestidos com materiais isolantes, como madeira, e coberto com serragem. Desde que houvesse um sistema adequado para o escoamento da água, o gelo podia ser guardado dessa forma por meses ou até anos!

    Por volta do século XIII, uma outra descoberta importante sobre a refrigeração permitiu o aperfeiçoamento da produção de sorvete: a de que adição de sal ao gelo baixava a temperatura da mistura para menos de 0ºC. A partir de então, era só pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro recipiente maior, de madeira, com a mistura de sal e gelo, que o sorvete congelava bem mais rápido!

    Nessa época, no entanto, ele ainda estava longe de ter aquela textura suave que conhecemos hoje e não levava leite nem ovos. Só em meados do século XVII, provavelmente na Itália, os novos ingredientes foram incorporados à receita. 

Maria Ramos. Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – No título, o termo “primeiro” é:

a) um adjetivo

b) um advérbio

c) um numeral

d) um substantivo

 

Questão 2 – Na pergunta que introduz o texto, o advérbio “muito”:

a) define o sentido do advérbio “antes”.

b) explica o sentido do advérbio “antes”.

c) complementa o sentido do advérbio “antes”.

d) intensifica o sentido do advérbio “antes”.

 

Questão 3 – Na oração “[…] e geralmente era feito com neve […]”, o advérbio “geralmente” poderia ser substituído por:

a) diariamente

b) imediatamente

c) comumente

d) esporadicamente

 

Questão 4 – No segmento “[…] os chineses já sabiam como conservar o gelo formado naturalmente […]”, o advérbio destacado indica:

a) meio

b) modo

c) causa

d) matéria

 

Questão 5 – Em “A partir de então, era só pôr os ingredientes já batidos num recipiente de metal e colocá-lo dentro de um outro […]”, o advérbio “já” acrescenta uma circunstância de tempo:

a) ao verbo “partir”

b) ao verbo “pôr”

c) ao verbo “batidos”

d) ao verbo “colocar”

 

Questão 6 – Identifique, nos espaços indicados, os advérbios que compõem este parágrafo:

“Nessa época, no entanto, ele ainda estava longe de ter aquela textura suave que conhecemos hoje e não levava leite nem ovos. Só em meados do século XVII, provavelmente na Itália, os novos ingredientes foram incorporados à receita.”

 

a) o advérbio de dúvida: 

b) o advérbio de lugar: 

c) o advérbio de negação: 

d) o advérbio de tempo: 

 

Por Denyse Lage Fonseca
 Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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