Interpretação de texto: Aderbal, o peixinho dourado – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Aderbal, o peixinho dourado.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Aderbal, o peixinho dourado

    Aderbal era um peixinho dourado muito ligeiro e danado. Vivia em uma parte do mar colorida de coral, onde, ali perto, um navio afundara durante um temporal. O pai de Aderbal disse para ele não ir ao navio. Mas para o peixinho dourado este era um desafio. E para pregar um susto em seu amiguinho, levou-o lá e disse que um tubarão era um vizinho.
    – Menino, você tem que se comportar!
    O pai de Aderbal pôs-se a ralhar.
    E Aderbal não gostou de levar sermão, diante dos outros peixinhos, então… Que humilhação! Mas aquele peixinho dourado era mesmo incorrigível. Voltou ao navio em atitude nada compreensível. Mas fugiu tão rápido quanto podiam suas nadadeiras! Havia um tubarão oculto atrás de horríveis caveiras! Teve sorte de chegar a salvo à sua casa no coral, e viu que um peixinho dourado não poderia ser maioral. Então, Aderbal aprendeu uma grande lição: deveria sempre ouvir seus pais com muita atenção!

Interpretação de texto

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Onde Aderbal vivia?
R.

 

3) O que era um desafio para o peixinho dourado?
R.

 

4) Por que o peixinho fugiu rápido do navio quando foi escondido pela segunda vez?
R.

 

5) Que lição Aderbal aprendeu?
R.

    

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: