Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Advérbios – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Advérbios – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre advérbios. Vamos analisá-los no texto Escuta essa!? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Escuta essa!

    Você gosta de barulho forte ou de música bem alta? Uma pesquisa mostrou que a maioria das crianças não gosta de sons altos e acha que eles fazem mal à audição. Mesmo assim, quase todas as crianças já ficaram perto de sons bem fortes, como o de brinquedos eletrônicos, estouro de rojões, festa de carnaval, música alta em casa, no carro ou em fones. Nenhuma das crianças pesquisadas ficou surda. Então, _____________ todos dizem que sons fortes fazem mal à audição? Para saber a resposta, precisamos entender o que é o som e como o ouvido, ou melhor, a orelha – porque ouvido não é mais o termo adotado no Brasil – funciona.

Keila A. Baraldi Knobel. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 216.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_216.pdf>. (Fragmento).

 

Questões 

Questão 1 – Na passagem “Você gosta de barulho forte ou de música bem alta?”, o advérbio intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 2 – Sublinhe a seguir o advérbio que exprime modo:

“[…] acha que eles fazem mal à audição.”

 

Questão 3 – Há um advérbio que indica uma circunstância de tempo no segmento:

(     ) “Uma pesquisa mostrou que a maioria das crianças não gosta de sons altos […]”

(     ) “Mesmo assim, quase todas as crianças já ficaram perto de sons bem fortes […]”

(     ) “[…] porque ouvido não é mais o termo adotado no Brasil […]”

 

Questão 4 – No trecho “Então, _____________ todos dizem que sons fortes fazem mal à audição?”, o espaço deve ser preenchido com o advérbio interrogativo de causa. Aponte-o:

(     ) “porque”.

(     ) “porquê”.

(     ) “por que”.

 

Questão 5 – Na parte “[…] como o ouvido, ou melhor, a orelha […] funciona.”, o termo “como” é:

(     ) preposição.

(     ) advérbio de modo.

(     ) conjunção comparativa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário