Atividade de português: Adjuntos adnominais – 1º ano ensino médio

    Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda adjuntos adnominais. Vamos analisar os termos que sintaticamente caracterizam ou determinam os substantivos no texto Ipatinga? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Ipatinga

    A origem de Ipatinga está ligada à instalação de uma grande usina siderúrgica, em 1956. Na época, o local não tinha infraestrutura, contando apenas com 60 casas, 300 habitantes, recursos hídricos, malha ferroviária e energia elétrica. Com a chegada da usina, viu-se a necessidade de criar uma cidade que pudesse abrigar os que trabalhavam na construção e os futuros habitantes, tendo sido o projeto encomendado ao arquiteto Rafael Hardy Filho. Hoje, Ipatinga é um município bem desenvolvido e apresenta 127 metros quadrados de área verde por habitante.

Disponível em: <https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/ipatinga>. (Fragmento com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Grife o termo que funciona como adjunto adnominal a seguir:

“[…] o local não tinha infraestrutura […]”

 

Questão 2 – O termo grifado acima é adjunto adnominal porque sintaticamente:

(     ) explica um substantivo.

(     ) determina um substantivo.

(     ) complementa um substantivo.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] contando apenas com 60 casas, 300 habitantes […]”, os adjuntos adnominais foram expressos por numerais:

(     ) ordinais.

(     ) cardinais.

(     ) fracionários.

 

Questão 4 – Observe:

 “[…] recursos hídricos, malha ferroviária e energia elétrica.”

Identifique os adjuntos adnominais nesse trecho:

 

Questão 5 – Em “[…] viu-se a necessidade de criar […]”, há um adjunto adnominal. Aponte-o:

(     ) “se”.

(     ) “a”.

(     ) “de”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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