Atividade de português orienta os alunos do oitavo para o estudo dos adjetivos. As variadas questões propostas baseiam-se no texto Histórias do Marajó. Conhece esse lugar?
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Leia:
Histórias do Marajó
Museu na ilha paraense conta como um padre italiano ajudou a fazer melhorias nas comunidades locais
Todo mundo tem certa curiosidade de conhecer o Marajó ou, pelo menos, de saber mais sobre essa imensa ilha localizada na costa do Pará, famosa pela criação de búfalos e sua cultura ancestral. Os povos antigos que ali habitaram nos deixaram a cerâmica mais bela que se conhece no Brasil e muito admirada em todo o mundo. Mas hoje vou escrever sobre outro tesouro marajoara: o Museu do Marajó, já ouviu falar?
Foi um padre italiano, Giovanni Gallo, quem teve a iniciativa de montá-lo. Quando foi inaugurado, em 1987, na cidade de Cachoeira do Arari, o museu trouxe muita esperança de que se tornaria um polo de atração para os turistas. As palavras do padre Gallo já diziam: “A nossa preocupação não é recolher objetos, mas sim cultura”. É isso mesmo que pode ser visto nas centenas de peças interativas, que nos ajudam a pensar o modo de vida do caboclo marajoara e suas múltiplas adaptações a esse ambiente.
As exposições contam histórias surpreendentes e inusitadas daquelas comunidades, algumas protagonizadas pelo próprio padre. […]
Salvatore Siciliano. Disponível em: <http://chc.org.br>.
Questões
Questão 1 – O texto lido atende ao propósito de divulgar:
a) o Marajó, ilha localizada na costa do Pará.
b) o trabalho desenvolvido pelo padre italiano, Giovanni Gallo.
c) o Museu do Marajó.
d) o modo de vida do povo marajoara.
Questão 2 – Identifique o adjetivo, utilizado pelo autor, para caracterizar a ilha do Marajó, localizada na costa do Pará:
a) “imensa”.
b) “ancestral”.
c) “bela”.
d) “admirada”.
Questão 3 – Em todas as alternativas, registra-se o emprego de um adjetivo pátrio, exceto em:
a) “Museu na ilha paraense conta como um padre […]”
b) “Todo mundo tem certa curiosidade de conhecer o Marajó […]”
c) “Foi um padre italiano, Giovanni Gallo, quem teve a iniciativa de montá-lo.”
d) “[…] que nos ajudam a pensar o modo de vida do caboclo marajoara […]”
Questão 4 – Aponte os adjetivos pátrios registrados na questão anterior:
R:
Questão 5 – No último período do texto, os adjetivos “surpreendentes” e “inusitadas” têm como referente:
a) “as múltiplas adaptações”.
b) “as exposições”.
c) “as histórias”.
d) “as comunidades”.
Questão 6 – No segmento “[…] nos deixaram a cerâmica mais bela que se conhece no Brasil […]”, o autor flexionou o adjetivo “bela” no grau:
a) comparativo de superioridade.
b) superlativo absoluto analítico.
c) superlativo absoluto sintético.
d) superlativo relativo de superioridade analítico.
Questão 7 – “Mas hoje vou escrever sobre outro tesouro marajoara […]”. No que se refere à formação, o adjetivo “marajoara” classifica-se como:
a) derivado e simples.
b) primitivo e simples.
c) derivado e composto.
d) primitivo e composto.
Questão 8 – Siga o modelo:
povo do Marajó = povo marajoara
a) ilha do Pará:
b) povos da Antiguidade:
c) padre da Itália:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.